Maio 22, 2020

Vitrine colorida

 Vitrine colorida
Foto divulgação

Athur Gomes (foto de capa) celebra a quantidade de inscritos no maior festival de Cinema LGBTI+ de Santa Catarina, e um dos mais relevantes de todo o país, o Transforma. Ele e outros membros da produção do evento estão em contagem regressiva para a aguardada terceira edição, que acontece no segundo semestre deste ano, em Florianópolis.

Após uma minuciosa seleção, a organização e equipe de curadoria técnica, anunciou a lista de filmes que colorirá a mostra competitiva de 2020. No total, foram elegidas 34 produções, originárias de 10 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo).

"Para a nossa surpresa e contentamento, foram mais de 90 filmes inscritos, de 17 estados brasileiros, contemplando as cinco regiões do país. A curadoria selecionou trabalhos magníficos que proporcionarão um processo pedagógico de educação sexual e de gênero através do Cinema. Buscamos através dos escolhidos apresentar a diversidade presente na população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Intersexuais, +), com maior atenção para a comunidade de Transsexuais e Travestis, que acabam por diversas vezes não sendo representadas em obras audiovisuais ou em eventos do gêneros", comemora Arthur Gomes.

 

Segmentada em cinco categorias – Mostra Precursorxs, Cinema e Gênero, Novos Olhares, Mostra 44 e Panorama, a III Transforma contemplará também outras cidades catarinenses, com sessões itinerantes em Chapecó, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville.

 

Na produção

"Nosso objetivo, desde a primeira edição, é que o festival possa apresentar a diversidade sexual e de gênero que preencha as lacunas do existir. Nessa terceira edição, além de período do Festival, teremos também a Mostra Itinerante que passará por cinco cidades de cada mesorregião do Estado, então, esperávamos que os filmes inscritos pudessem representar, abordar, questionar e trazer para a cena, vivências não hegemônicas e dissidentes do gênero e da sexualidade, potencializando o encontro com a arte para corpos que muitas vezes não possuem referencial de vivências distintas", reitera Thomas Dadam, responsável pela programação e produtor do evento.

 

Frente conjunta

A III Transforma é um projeto realizado através do edital Prêmio Catarinense de Cinema 2019, outorgado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Governo do Estado de Santa Catarina. Organizado pela BAPHO Cultural (produtora cultural LGBTI+) e a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade - ADEH, o festival conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS/SC e da Vitrine Filmes.

"Através destas parcerias, impulsamos a formação de plateia para a comunidade "T". É um trabalho que vem acontecendo desde antes da primeira edição do festival, o que tem reverberado muito nas afetações e nos diálogos pós-evento. Vale destacar também que a pluralidade de identidades da comunidade LGBTI+ pelo país é algo que pontuamos no processo curatorial do Festival", reitera Thomas.

 

Eu Transformo

Paralelamente ao festival, a organização da III Transforma está potencializando uma campanha virtual inspiradora, com foco nas vivências e narrativas plurais da comunidade LGBTI+. Com a participação de rostos conhecidos e anônimos, como Linn da Quebrada, Léo Fressato, Jup do Bairro, Jenn Lopes, Lirous Kyo, Vulcanica Pokapora, entre outros personagens poderosos, a ação "Eu Transformo" está movimentando as redes sociais do evento deste o último domingo, 17 de maio, quando celebrou-se o Dia Internacional contra a Homofobia.

*****

 

Bday

Sextou com parabéns para essa jornalista gata e queridíssima, Karin Barros. Feliz aniversário, lindona! Dias melhores e muita saúde pra você!

*****

 

Truques desvendados

Os ilusionistas conseguem realizar mágicas, que aos olhos parecem impossíveis, né? E neste domingo, 24/05, às 17h, o mágico Jorian Peçanha vai apresentar um super show de mágicas e revelar alguns segredos e truques nunca antes desvendados. O evento será através de uma Live feita pelo Instagram do Floripa Shopping. Imperdível

 

Sobre o Mágico Jorian Peçanha

Jorian desde os 12 anos se dedica a arte do ilusionismo. Apaixonado pelo que a mágica proporciona nas pessoas, ele é autodidata e já acumula a experiência de mais de 900 eventos realizados e a presença maciça em diversas cidades catarinenses. Outros estados do sul do Brasil também já conhecem o trabalho do mágico, que é nascido na cidade de Lages e criado em Florianópolis e vem conquistando cada vez mais o espaço nacional.

*****

 

Dental Day

Temas como clareamento dental, a evolução das pesquisas de células tronco e seu uso na Odontologia e a hipersensibilidade dentinária serão apresentados no Dental Day, um evento disponibilizado pelo ecossistema Ânima Educação, do qual a UniSociesc faz parte.

O encontro com os especialistas de renome internacional na área, Renato Miotto Palo, Daniela Franco Bueno e Paulo Vinicius Soares, acontece das 13h às 16h deste sábado (23). Não há limite para inscrições, que são gratuitas, abertas a toda a comunidade e podem ser feitas pelo link bit.ly/DentalDayUniSociesc. 

O evento é realizado nacionalmente, uma vez que poderá ser visto através de um link no YouTube fornecido no ato da inscrição. O objetivo do Dental Day é promover o conhecimento atualizado em diversas áreas da Odontologia tanto para alunos como para profissionais. Perguntas para os profissionais que estarão palestrando poderão ser feitas via chat, para promover uma maior interação no Dental Day.

 

"O Dental Day é um evento multidisciplinar, um minicongresso que atualiza os cirurgiões dentistas e alunos de diversos períodos do curso de Odontologia. Os temas são muito relevantes, pois abordam o dia a dia dos consultórios odontológicos. São assuntos sobre os quais precisamos de constante atualização, pois eles estão mudando e evoluindo o tempo todo. Para se ter uma ideia, quando vamos para os Estados Unidos, conseguimos comprar clareamento dental em uma farmácia. Por que aqui não é assim? É importante estarmos por dentro dessas diferenças e avanços", comenta Cátia Nass Sebrão, coordenadora do curso de Odontologia da UniSociesc Antita Garibaldi, Joinville.

 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!