Junho 22, 2020

24º Florianópolis Audiovisual Mercosul registra 832 filmes inscritos

24º Florianópolis Audiovisual Mercosul registra 832 filmes inscritos

As inscrições para seis das oito Mostras Competitivas da 24ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul encerraram no último sábado, 20, e os números surpreendem. Foram 832 inscrições nas Mostras Curtas Mercosul e Catarinense, Videoclipe, Infantojuvenil, DOC-FAM e Mostra Longas Ficção Mercosul. São quase 300 horas de filmes que os selecionadores terão para assistir.

A organização registrou a participação de todos os países integrantes do Mercosul e dos estados associados falantes da língua espanhola, além de coprodução de 19 países como por exemplo, Rússia, Índia e Finlândia. Os três países com maior número de inscrições são Brasil, Argentina e diferente do ano passado que aparecia Colômbia em terceiro lugar, agora estão o Uruguai e Peru.

"O número de inscrições é uma conquista da continuidade e credibilidade do FAM, mas sobretudo demonstra a força e importância do cinema latino-americano de manter-se em contato com o público, resistindo a tantas dificuldades de produção no nosso contexto anteriormente político, econômico e agora agravado com a pandemia", ressalta Marilha Naccari, Diretora de Programação do FAM.

A tradicional Mostra Curtas (Mercosul e Catarinense) continua sendo a com maior número de inscritos, 534. A mostra dedicada ao documentário, a DOC-FAM, com 91 produções, seguida da mostra Mostra Longas Ficção Mercosul e Videoclipe, com 69 cada e Infantojuvenil com 35 filmes inscritos.

Completam o número total 34 inscrições de filmes convidados, produções que não se encaixavam em nenhuma categoria, em especial de filmes regionais ou com história de produção com o festival. De acordo com a Diretora de Programação do FAM, os filmes passarão por um olhar atento. "Como sempre observamos aos pedidos dos realizadores e mantemos nossa comunicação aberta para entender diferentes perspectivas e necessidade de todos, fazendo o nosso possível para congregar as conexões que precisamos dia após dia. Nesta edição foram atendidos pedidos pontuais, mas que pode indicar mudanças para uma edição futura", diz Marilha.

A divulgação dos filmes selecionados para o festival é o dia 24 de julho. O Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado entre os dias 24 a 30 de setembro.

Tags:
entretenimento shows eventos festas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!