Dezembro 14, 2019

62,6% das cidades brasileiras não têm cobertura jornalística local

62,6% das cidades brasileiras não têm cobertura jornalística local

Segundo dados do Atlas da Notícia, divulgados nesta semana, 62,6% dos municípios brasileiros são "desertos de notícias", não têm nenhum veículo de imprensa para informar a população sobre o que ocorre na cidade. 

A cobertura que os moradores recebem se restringe ao noticiário dos órgãos nacionais, sem foco no que faz o poder público local, que passa por eleição no ano que vem.

Nessa situação, vivem 37,4 milhões de pessoas, de acordo com levantamento. Nordeste (73,5% dos municípios) e Norte (71 8%) são as regiões com maior proporção de "desertos". Em Estados dessas regiões, a porcentagem é maior: Tocantins (89,2%), Rio Grande do Norte (85,6%), Piauí (83%) e Paraíba (81,6%).

Há ainda os “quase desertos” de notícias, que representam 19,2% dos municípios do Brasil. São localidades que correm risco de virarem desertos, pois têm apenas um ou dois veículos jornalísticos. Ao menos 27,5 milhões de brasileiros vivem em cidades assim, segundo a pesquisa feita pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!