Agosto 14, 2019

A caminho do próximo nível na gestão de entretenimento esportivo – Case Daniel Alves

A caminho do próximo nível na gestão de entretenimento esportivo – Case Daniel Alves
Reprodução

A chegada de jogadores renomados ao futebol brasileiro tem movimentado o mercado nacional e gerado grandes repercussões entre os torcedores. Neste fenômeno recente, acompanhamos a apresentação de Rafinha e Filipe Luís pelo Flamengo, Ramires e Luiz Adriano pelo Palmeiras e, mais recentemente, Daniel Alves e Juanfran pelo São Paulo. Tomando como exemplo as ações desenvolvidas pelo São Paulo para a apresentação de Daniel Alves, foram executadas diversas ativações no sentido de capitalizar e promover a chegada do atleta, trabalhando o entusiasmo e expectativa dos torcedores e gerando resultados relevantes no aumento de interesse por seus conteúdos em suas redes oficiais.

 

Ações integradas com patrocinadores

Na última semana, desde o anúncio do jogador como novo reforço o São Paulo FC, o clube vem promovendo uma série de ações para a apresentação de Daniel Alves e, no evento de sua apresentação, reuniu 44,3 mil torcedores e alguns sócios-torcedores e clientes do Banco Inter (patrocinador do clube) tiveram acesso à experiências exclusivas como acesso ao campo e puderam tirar fotos com o atleta. No campo houve exposições de diversas propriedades de todos os patrocinadores do clube, aumentando a entregar resultados de exposição de mídia a todos os parceiros do clube.

 

Incentivo para aumento do alcance digital

Desde que foi anunciado como novo reforço do São Paulo, o jogador Daniel Alves também tem movimentado as redes sociais do clube durante os primeiros sete dias do mês. Somente neste período, o clube paulista somou 173 mil novos seguidores no combinado entre suas redes oficiais1, montante 250% superior ao volume total de novos seguidores registrado pelo clube durante todo o mês de julho (50 mil). O resultado obtido somente na primeira semana de agosto já foi 82% maior que a média de crescimento anual das redes são-paulinas em 2019 (média de 95 mil novos seguidores mensais).

O YouTube do clube foi o destaque entre as redes sociais do SPFC no período. Entre 01/08 (data de anúncio da contratação do jogador) até 07/08, a SPFCTV ganhou cerca de 62 mil novas inscrições, representando uma evolução maior que de todos os meses de 2019 nesta plataforma e, inclusive, superou o crescimento de todas as redes sociais são-paulinas no mês anterior.

 

Demanda por conteúdo exclusivo

A apresentação do jogador foi transmitida pelo YouTube e registrou pico de mais de 200 mil espectadores ao vivo. O vídeo já acumula cerca de 1,8 milhão de views e se tornou o conteúdo mais assistido do canal oficial do clube, inclusive, figurou nas primeiras posições dos vídeos em alta do YouTube Brasil durante a quarta-feira.

 

Repercussão internacional nas redes

Desde o dia 01/08, o nome do atleta foi citado em 590 mil posts únicos2 nas redes sociais ao redor do mundo. Cerca de 80% das menções ao Daniel Alves foram feitas no Brasil. Estados Unidos, Argentina, Espanha e Colômbia completam o TOP5 países que mais comentaram sobre o jogador no período3.

 

As principais fontes digitais

Do volume de comentários sobre o jogador no Twitter, as principais tags relacionadas foram a própria conta oficial do jogador @DaniAlvesD2, as contas oficiais do clube em português (@saopaulofc) e em inglês (@saopaulofc_eng) e o perfil do Raí (@rai10oficial). A conta @spfcbancointer também apareceu entre as mais comentadas, trata-se de um perfil especial criado pelo Banco Inter, patrocinador do clube, para interação segmentada com os torcedores.

A hashtag #daniestaaqui (criada para a ativar a apresentação do jogador) e a #goodcrazy foram as com maior destaque no Twitter período. As hashtags #SPFC, #VamosSaoPaulo e #UrbanoDaMassa (em menção a um patrocinador do clube), foram outras a aparecerem no TOP 10.

 

O que aprendemos? O próximo nível de ações integradas entre clube, torcedores e patrocinadores

Eventos como a apresentação de jogadores de renome internacional são ainda atípicos em nosso mercado, mas boas práticas como as ativações integradas entre clube, atleta e patrocinadores, divulgação de conteúdo exclusivo engajador nas redes do clube, assim como experiências e vantagens exclusivas com torcedores e clientes dos patrocinadores estão cada vez mais presentes e são testemunhos do processo de profissionalização das gestões dos clubes nacionais.

Evidentemente que a presença de um ídolo internacional amplifica os resultados, mas a paixão dos torcedores por seus clubes é exercício 24/7, e, como toda paixão, precisa ser alimentada e nada mais eficaz do que oferecer aos fãs ativações que reconheçam essa paixão. Sempre é bom lembrar que o entretenimento do esporte, assim como a paixão dos fãs, extrapola o período do jogo. Portanto, momentos festivos e de alta expectativa são extremamente benéficos também aos objetivos comerciais dos patrocinadores.

Estudos globais nossos mostram, inequivocamente, que os melhores resultados são atingidos quando se combinam ações de clubes, atletas e patrocinadores tanto no campo digital quanto no campo da hospitalidade.

Vejo, com alegria, que o mercado nacional já conhece o caminho e as ferramentas para se alcançar o próximo nível na gestão profissional do esporte como entretenimento. O momento é especial, de transformação de evolução, mas demanda vontade, regularidade e aperfeiçoamento de todas as partes envolvidas na cadeia de valor do patrocínio.

 

*Por José Colagrossi Neto, diretor executivo do IBOPE Repucom.

1: Fonte: IBOPE Repucom – ranking digital dos clubes de futebol no Brasil

2: Fonte: IBOPE Repucom – Social Media Intelligence

3: Fonte: IBOPE Repucom – Social Media Intelligence – informações sobre geolocalização disponível em 63% do montante total de posts.

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Redação Making Of

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