Qual o horário ideal pra tomar uma cerveja? E que outro detalhe é fundamental para tornar esta experiência única? Uma cervejaria inglesa encomendou uma pesquisa para tentar responder esses questionamentos. O estudo encomendado pela St Austell Brewery e divulgado no fim de setembro mostra alguns detalhes importantes:
Primeiramente local e horário: Para os consumidores entrevistados, o melhor horário pra tomar uma boa cerveja é no sábado, a partir das 17h. E a cerveja perfeita deve ser consumida em um pub rural, na companhia da esposa ou namorada;
A bebida tem que estar em um copo adequado e o colarinho deve ter exatos 9 milímetros.
Para 65% dos consumidores ouvidos, uma boa cerveja combina com batata-frita, hambúrguer ou amendoim;
Os entrevistados destacaram ainda que o sabor e o preço acessível da cerveja são diferenciais positivos. Mas o serviço é fundamental. Para 43% deles um atendimento amistoso no bar é muito importante para tornar o momento memorável.
“Nossa pesquisa revela que existem muitos fatores importantes, desde com quem você está bebendo, onde você está bebendo e em que hora do dia”, comentou um porta-voz da cervejaria.
Lembrando que a pesquisa se refere ao público inglês. E por aqui, o que tornaria uma cerveja perfeita? A coluna aceita sugestões.
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ACHADO PRECIOSO
Christie’s/Divulgação
Um lote de vinhos da Madeira, descoberto por acaso durante uma reforma em um museu norte-americano, vai a leilão em dezembro. E cada garrafa pode ser vendida a partir de 20 mil dólares. São 50 garrafas e 43 garrafões que estavam escondidas atrás de uma parede falsa construída durante a Lei-Seca daquele país, em vigor no início do século XX.
Os vinhos são das castas Verdelho, Sercial e Smoke Madeira. Os mais novos são de 1850 e os mais velhos de 1797 (quatorze anos após o fim da Revolução Americana). Para garantir a qualidade da bebida, a associação do setor corticeiro português teve a responsabilidade de produzir novas rolhas para as garrafas e a Chiristie’s vai ficar responsável por leiloar o raro lote.
Na reportagem da TV portuguesa você confere outros detalhes dessa curiosa história.
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O NOME DO ANO
Profissionais do cenário brasileiro do vinho vão eleger o Enólogo do Ano. A votação está sendo conduzida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e segue até o dia 19 de outubro pelo site da entidade.
O concurso é realizado desde 2004 para reconhecer profissionais do setor que se destacam no seu ramo de atuação. Os candidatos elegíveis devem ter formação em Enologia e Viticultura e pelo menos cinco anos de atuação no ramo e ser associada a ABE.
A premiação ocorre no dia 26 de outubro em Bento Gonçalves (RS) e o vencedor deve receber uma viagem para uma feira do setor.
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SUSPEITA DE FRAUDE
Garda di Finanza Bologna/Reprodução
Autoridades italianas bloquearam um lote com mais de 2 milhões de litros de vinho tinto e rosé em uma vinícola da região de Ímola, no centro-norte daquele país. Funcionários do Ministério da Agricultura e da Polícia Financeira de Bolonha constataram que a empresa estava utilizando como matéria-prima, uvas trazidas de países do Leste Europeu.
A vinícola foi multada em 1 milhão e 800 mil euros (mais que o dobro do valor da mercadoria) e o vinho deve ser destinado para a produção de grappa ou vinagre. O vinho produzido na região tem selo D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) e usar matéria-prima de outro local é considerado fraude punida com severidade (como dá pra perceber pelo valor da multa).
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CAFÉ DIFERENTÃO
Franck’s/Divulgação
É de Curitiba a única loja especializada em cafés maturados em barris de whisky, rum e cachaça. O barista Marcelo Franck, um dos sócios do empreendimento, explica que o processo é inovador e feito antes da torrefação dos grãos. Ele também criou uma linha de cafés com lúpulo, para atender os amantes de uma boa cerveja.
A loja oferece 12 métodos para o preparo do café e a forma de servir a bebida também é diferenciada. No caso dos grãos maturados, a bebida é servida em taças de cristal (foto) para que o consumidor perceba melhor o aroma da bebida.
A Franck’s Ultra Coffee (FUC) fica no Ahu, mas a boa notícia é que envia o produto para outras regiões do país através de uma loja virtual.
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NOTÍCIA PREOCUPANTE
Reportagem da BBC Brasil mostra que o aquecimento global deve afetar em cheio a produção da bebida já nos próximos anos. Estudos mostram que por conta das alterações climáticas a tendência é de queda na produção de cevada nas principais regiões produtoras. Um cenário que deve provocar aumento no preço da bebida (em função da escassez) e queda no consumo em mercados mais pobres, como Brasil e China.