Agosto 28, 2019

A estratégia de vendas ainda é umas das maiores dores das marcas

A estratégia de vendas ainda é umas das maiores dores das marcas
Reprodução

Quem nunca perdeu algumas boas horas indo de loja em loja atrás de um produto sem sucesso ou até mesmo aguardou meses para o item estar disponível novamente? Essa dor é também um grande problema para os varejistas, principalmente no lançamento de novos artigos no mercado. Segundo estudos de consultorias especializadas, os fabricantes perdem 35% das vendas devido a indisponibilidade de produtos no ponto de venda. O resultado? Perda de fidelidade da marca e compra de produtos concorrentes. Cenário bastante prejudicial para a indústria e o distribuidor.

Estima-se que, anualmente, são lançados mais de 18 mil produtos no Brasil, mas cerca de 70% não têm o resultado esperado. Na maioria das vezes, as companhias priorizam a velocidade da entrada de campanhas de lançamento, sem um estudo inicial da disponibilidade dos produtos em cada região. Análise esta que é essencial para evitar a ruptura (momento que o cliente chega ao ponto de venda e não encontra determinado item) e que atinge diretamente a indústria e o distribuidor.

As campanhas seriam mais eficientes se as marcas mostrassem para os seus consumidores onde podem efetivamente encontrar os produtos que desejam. O tradicional "encontre nas melhores redes", por exemplo, já não é melhor resposta para o cliente cada vez mais conectado e exigente. Dados divulgados em 2018, pelo Think With Google, apontam uma nova tendência: as buscas por "perto de mim".

O consumidor brasileiro está cada vez menos disposto a esperar e, principalmente, a perder tempo. Se ele já exigia relevância e imediatismo nas buscas, a geolocalização está se tornando um ingrediente essencial na receita de um resultado satisfatório. Em outras palavras, não bastam as sugestões serem "para já" e "a minha cara": elas também têm que ser "perto de mim".

Segundo dados do Google, nos últimos anos houve um aumento significativo nas buscas pelo termo "perto de mim" - algo em torno de 70%. Outro dado da plataforma, aponta que entre 2015 e 2017, que as buscas mobile por "aberto" + "agora" + "perto de mim", cresceram mais de 200%. Está mais do que claro que entender a jornada do consumidor é de extrema importância para o sucesso do negócio. Quando a mensagem da marca é pessoal, fica mais fácil impactar as pessoas. Analisar e compreender seu comportamento online é essencial para desenhar uma estratégia assertiva, principalmente porque ele está em constante evolução.

Os consumidores estão cada vez mais imediatistas, fazendo suas buscas no exato momento em que necessitam de determinado produto ou serviço e querem encontrá-los com rapidez e na loja mais próxima. As empresas que se atentarem a esta tendência, terão muito mais chances de conquistá-los. E na sua empresa, qual tem sido a estratégia de lançamento adotada?

*Fernando Farias é CEO da Gofind.

Tags:
artigos opinião especialistas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!