Setembro 13, 2019

A Gazeta investe em inteligência artificial para melhorar entrega de notícias

A Gazeta investe em inteligência artificial para melhorar entrega de notícias

Na semana em que completa 91 anos, o jornal A Gazeta, do Espíriro Santo, inaugurou, na tarde de ontem, 12, uma Mesa de Performance, que usará dados de inteligência artificial, em tempo real, para medir o impacto de todas as publicações, viralização de conteúdos e assuntos que mais interessam aos internautas. A área reúne, além de jornalistas, analistas de dados, profissionais de marketing e especialista em SEO (search engine optimization).

Segundo o veículo, a nova área é fruto do projeto TDigital, anunciado no final de julho, que visa transformar a distribuição de conteúdo jornalístico priorizando o ambiente digital. No dia 30 de setembro, A Gazeta deixará de circular em formato impresso diário e lançará um novo site, além de um novo jornal, em formato de final de semana.

Segundo a editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, a Mesa de Performance vai ser um instrumento fundamental para potencializar o alcance das notícias, a partir do princípio de que, diante dos dados coletados minuto a minuto, será possível conhecer melhor a audiência e tendências de consumo de informação.

A Mesa de Performance fornece à redação, em tempo real, dados como o quantitativo de leitores no site, conversão de novos assinantes e o engajamento do público com o conteúdo. Também apresenta os termos mais buscados por quem está navegando na internet, estando ou não no site de A Gazeta.

O modelo, inédito no país, foi construído após uma série de viagens a redações do Brasil e do mundo, como A Gazeta do Povo (Curitiba), Estadão (São Paulo), Metrópoles (Brasília), The New York Times (Nova York), El Diario (Espanha), entre outros.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!