Julho 13, 2020

A hora de tomar uma decisão

A hora de tomar uma decisão

O secretário estadual de da Saúde, André Motta Ribeiro (foto), desmarcou todas as entrevistas programadas aos veículos de imprensa nesta segunda (13) e se dedicará a diversas reuniões regionais com prefeitos e assessores da área, nesta tarde.

O secretário participou da reunião do colegiado com o governador Carlos Moisés da Silva, ainda de forma virtual, e sabe da tarefa que terá a partir de agora: retomar o aperto nas medidas restritivas em função do fracasso da regionalização em algumas das mais populosas áreas do Estado.

O encontro com os prefeitos das quatro maiores cidades Grande Florianópolis já estava acertado, a terceira rodada, mas já se sabe que, em relação, ao Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí Açú, Região de Laguna e a região de Xanxerê, o secretário pedirá mais rigor, devido ao naufrágio da regionalização.

 

O foco mudou

Apontado desde o início por políticos e empresários como a saída para tratar de maneira diferente o combate à Covid-19, o processo de regionalização mostrou, com raras exceções (Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma, entre outras), prefeitos acovardados e suscetíveis à pressão local.

O resultado está à vista: o crescimento assustador de casos por conta de falta de fiscalização ou liberalidade excessiva.

 

Dá pra adiantar

As atividades de shows, casas noturnas, teatros e cinemas, cujo retorno estava marcado para esta segunda (13), terá prorrogada a proibição, assim como competições esportivas.

A dúvida é saber como se dará em relação ao Campeonato Catarinense Futebol, onde amostras de atletas e dirigentes, que testaram positivo para o Coronavírus, levaram ao cancelamento da rodada das quartas de final, que ocorreria no domingo (12).

 

Livres

Os senadores Dário Berger (MDB) e Esperidião Amin (PP) e os deputados federais Angela Amin (PP) e Rogério Peninha Mendonça (MDB), que tiveram contato com o presidente Jair Bolsonaro, na visita ao Estado, no último dia 4 de julho, testaram negativo para o Coronavírus, assim como o prefeito Gean Loureiro (DEM), de Florianópolis.

Já a deputada federal Caroline de Toni (PSL), que recebu um abraço e um beijo do presidente, publicou nas redes sociais que o teste dela deu negativo para o Covid-19. Quem ainda não se manifestou foi a vice-governadora Daniela Reinher.

 

É natural

Ano de eleição faz com que a compra de sacos para guardar corpos e caminhões frigoríficos para condiciona-los tornem-se o fim do mundo.

Que o digam Gean Loureiro, de Florianópolis, e Volnei Morastoni (MDB), de Itajaí, pois, se eles não agem, em respeito aos protocolos de saúde diante de uma pandemia, seus adversários dirão que foram omissos, não planejaram, alegarão até crime de responsabilidade. Mais ou menos como alguns deputados têm agido em relação ao governo do Estado, a famosa bancada que pedia pela regionalização das ações contra a doença e vê, agora, que os prefeitos não deram conta do recado.

 

Lamentável

A utilização da pandemia como elemento de campanha eleitoral é algo execrável.

Tanto que, quem faz esta tipo de artimanha, tem mais a perder do que a ganhar com as críticas, afinal quase todos os argumentos que usaram ou caiu por terra ou não tem fundamento científico.

 

Por falar

O deputado Volnei Weber (MDB) informou em uma rede social que apresenta sintomas semelhantes ao do Coronavírus, desde a última sexta-feira.

Preventivamente, o parlamentar está em isolamento e fará os exames nesta quarta (15).

    

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 35 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia. Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis), e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, assina uma coluna no Diarinho (Itajaí), faz comentários nas rádios do Grupo RCC (Bombinhas e Nova Trento), na 105 FM (Jaraguá do Sul) e na Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!