Outubro 18, 2018

A insuportável propaganda eleitoral na TV

A insuportável propaganda eleitoral na TV

Um eleitor normal, aquele que já escolheu um ou outro, ou mesmo indeciso, não aguenta mais a propaganda eleitoral gratuita que é obrigado a assistir na TV. Criada para supostamente equilibrar o acesso dos partidos à mídia, as inserções obrigatórias viraram um meio de veiculação do medo, agressões verbais, mentiras, distorções, um jogo de tudo ou nada para derrubar o adversário. Raramente é algo que contribui para esclarecimento e incentivo a decisão pela proposta.

Como as emissoras não têm gestão sobre o que veiculam - nem poderiam -  a propaganda partidária é administrada por "profissionais" de outros meios, sem os chamados critérios editoriais: aqueles que sustentam o bem comum e não agridem quem assiste. Os endiabrados editores sabem criar maldades. A maioria será excomungada da vida pública depois das eleições, mas com dinheiro no bolso.

 

Bons desempenhos

Por outro lado, o segundo turno está mostrando bons desempenhos entre aqueles que tem a obrigação profissional de ofertar serviços à população. Ontem de manhã, 17, no hotel Majestic, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, ACAER, promoveu debate entre os candidatos comandante Moisés, do PSL, e Gelson Merísio, do PSD. Foi transmitido por rede regional de emissoras de rádio e internet. Fluiu com acerto e naturalidade (detalhes aqui).

Desempenho acima da média foram as entrevistas realizadas pelo NSC Notícias nesta semana. Os candidatos tiveram 15 minutos em horário nobre com Fabian Londero. Ao contrário de programas nervosos e irritantes já vistos na TV, o âncora conduziu as entrevistas com elegância, sem deixar de fazer as perguntas mais delicadas para os candidatos. A produção se esmerou.

 

Presença nos próximos debates

Durante o programa da ACAERT, o comandante Moisés deixou em dúvida sua presença nos próximos debates, atribuindo em parte as perguntas recorrentes do adversário e seguindo a linha do candidato à presidente do mesmo partido, Jair Bolsonaro, líder das pesquisas. Amanhã, 18, quem os candidatos ao Governo de SC é a RIC e até o momento os dois estão confirmados.

Como nem todos podem assistir a tudo, a soma dessas iniciativas acaba ajudando ao eleitor e por isso são bem-vindas.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!