Outubro 29, 2019

Ações de marketing mal feitas derrubam produto

Ações de marketing mal feitas derrubam produto

A banalização pelo excesso de marketing nas novelas e ações mal preparadas no futebol e no jornalismo estão provocando reações negativas do público. Até o Procon entrou em cena devido a um texto lido por Galvão Bueno em um dos gols do Flamengo chamando para um desconto no Ifood. Consequência: excesso de chamadas e site fora do ar.

Na novela das nove, aquela dos bolos, tem tanto merchandising que de vez em quando não se sabe o que é texto do autor ou do marketing. Segundo levantamento do Notícias da TV, há seis empresas citadas em cada capítulo, gerando reclamações. Uma ação de cosméticos durou 2 minutos e 10 segundos em um capítulo de 35 minutos.

Neste momento em que artistas e pessoal do esporte têm parte dos rendimentos mensais ligados em merchandising, a perspectiva é de piora desse quadro. Sem falar das reportagens que entram em produtos editoriais ligados a comerciais nos intervalos e eventos da empresa.

Outro exemplo foram os textos "preparatórios" da NSC para extinção dos jornais impressos sexta-feira passada. Em nenhum momento o grupo foi transperente sobre o movimento. Tem assinante que até agora não sabe que quatro jornais impressos acabaram.

Se o objetivo era não ser claro e confundir para ganhar tempo, conseguiu. Mas a que preço?

 

Cabô

Circula em grupos de WhatsApp um vídeo sobre os últimos momentos do parque gráfico da NSC. Inaugurado em 1986, em Coqueiros. Dá para identificar alguns presentes, prestando atenção.

 

Mercado

Os bastidores de mercado estão bastante agitados. Em pauta, a maneira fulminante como a NSC acabou com quatro jornais impressos de uma só tacada; e a reação do grupo RIC não só mantendo o Notícias do Dia, como ampliando o produto e tentando capitalizar os leitores que deixaram o Diário Catarinense.

O futuro não muito distante vai revelar uma nova realidade. A ver.

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Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

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