Fevereiro 09, 2020

AD AETERNUM

AD AETERNUM
Bogati Urn Company/Divulgação

O termo acima é latino e significa algo como para todo sempre, ou pela eternidade. Tem definição melhor que essa “criação” de um aposentado norte-americano? Natural do Kentucky, região produtora de Bourbon, William Elam concebeu uma urna funerária em formato de barril de madeira. Batizado Forever Aging Urn, o barril com capacidade de 3 litros é banhado em whisky e projetado para reter cinzas humanas.


Herb Booth / Divulgação

A produção é feita em parceria com uma empresa funerária da Flórida e emprega barris de carvalho de segundo uso. No interior, além das cinzas, a empresa costuma adicionar algumas doses de whisky, com a intenção de “dar algum conforto” ao falecido. Por mais inusitada que pareça, a ideia parece estar agradando alguns fãs de bebidas espirituosas. Os barris/urnas tem sido vendidos a US$ 250 e o primeiro lote, com cem unidades, esgotou em menos de um mês.

________

 

ORIGEM VALORIZADA


Prefeitura Municipal/Divulgação

Produtores de cachaça de Luiz Alves, principal região produtora de Santa Catarina, passaram esta quarta-feira (05) em reuniões que podem definir o futuro da produção local. A cidade pode ter selo de Indicação Geográfica (IG) para atestar a qualidade e reputação do produto local. O projeto está sendo conduzido pelo Sebrae/Sc, Prefeitura Municipal, Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves (APCALA) e Associação de Bananicultores de Luiz Alves (ABLA), outro produto que deve receber certificação de origem. A cidade de Luiz Alves produz cerca de um milhão de litros de cachaça por ano, em nove alambiques do município. Segundo o Sebrae/SC, a intenção é conquistar o selo até o final de 2020.

A Indicação Geográfica tem o objetivo de apontar a origem de um produto que apresenta uma reputação ou qualidade única, atribuída aos recursos naturais como solo, vegetação, clima e até as questões humanas e culturais envolvidas. São essas peculiaridades que garantiram selos de “qualidade” ou “autenticidade” para produtos como o vinho do Porto; o espumante de Champagne; o queijo Parmigiano-Reggiano e o presunto de Parma, ambos da Itália.

________

 

TRABALHO DE CAMPO


Bacardi/Divulgação

Mais de 7 mil funcionários da Bacardi saem às ruas nesta quinta-feira (06) para descobrir o que passa pela cabeça de bartenders pelo menos 100 cidades mundo afora. A atividade, chamada Back to the Bar, é um dia de pesquisa de campo, que envolve toda o corpo técnico da empresa, e tem como foco quem elabora e direciona o consumo de drinks. Segundo a Nielsen CGA, 40% da receita em bares é influenciada pelos barmen, pois eles ajudam a escolher a bebida que vai ser consumida. Durante a ação da Bacardi vai aproveitar para lançar um relatório de tendências, com dados coletados em 2019.

Algumas conclusões deste relatório:

- O consumo consciente parece uma tendência sem volta. Mais de 80% dos barmen entrevistados dizem ter percebido aumento no consumo de bebidas com baixo teor alcoólico. (Technomic Behind the Bar Insights, 2019) 

- Produtos naturais estão em destaque, com 31% dos barmen cada vez mais interessados ​​em ingredientes locais e frescos. (Global Brand Ambassador Survey (GBAS), 2019)

- Entre as bebidas premium, o rum escuro parece agradar a maioria. 43% dos barmen entrevistados classificaram como a bebida espirituosa mais interessante para o preparo de drinks. (GBAS, 2019)

- Sustentabilidade é um conceito em expansão. 66% dos barmen relataram um aumento na procura por bebidas sustentáveis (Technomic Behind the Bar Insights, 2019)

O relatório completo pode ser acessado aqui.

________

 

PROMOÇÃO CULTURAL


Vina Carmen/Reprodução

Mais antiga vinícola do Chile realiza uma promoção cultural para marcar o início do ano. A Viña Carmen vai premiar com uma viagem ao Chile quem melhor traduzir a forma Como Se Reinventa para o Ano Novo. Para participar do concurso é preciso fazer um rápido cadastro no site, escrever um texto com até 600 caracteres e enviar uma foto que ilustre a história. Os interessados tem até o dia 10 de fevereiro para se inscrever pelo site da promoção. Além da viagem com acompanhante, o vencedor leva para casa um kit exclusivo da vinícola.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Tem experiência em assessoria de comunicação e relações públicas nas áreas governamental e privada. Conhece em detalhes a rotina de cantinas que produzem vinho colonial no Oeste do estado e alambiques do Vale do Itajaí. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!