Novembro 03, 2017

Agora é Jornal Nacional X Internet. Por Claiton Selistre

Depois de fustigar meses a fio o presidente Temer para tirá-lo do poder sem sucesso, o Jornal Nacional armou as baterias nas duas últimas noites para atirar contra a internet. Começou citando uma pesquisa da britânica Kantar, que nada mais é do que a mais nova dona do Ibope, que lhe vende pesquisas de audiência de TV e rádio, entre outras.

Diz a pesquisa da Kantar, ouvidos 2 mil brasileiros, que a credibilidade dos veículos tradicionais está em 77% e da internet 33%. Uma outra leitura desses números poderia ser esta: ninguém confia 100% na mídia tradicional, enquanto a internet, como instrumento mais jovem, já tem 33% de credibilidade. E vai aumentar, pois os proprietários das redes sociais estão neste momento discutindo no congresso americano mais instrumentos para monitorar os malucos que lhe acessam.

Um outro dado significativo: seis famílias são donas de 70% das empresas brasileiras da comunicação brasileira e obviamente da opinião expressa em editoriais. Na internet, há bilhões de "donos", a maioria individuais. Agora já tem uma força brutal, quando organizados!

É provável que seja tão difícil disciplinar e identificar as fake news quanto na mídia tradicional saber as notícias que interessam mais aos donos do que aos usuários.  Ultimamente percebe-se conteúdos vinculados a marketing e divulgação de eventos patrocinados pela grande mídia. Isto é, estamos ilhados por informações a conferir em todos os lados.

Steve Correl, professor da Universidade de Columbia, NYC, disse em entrevista recente que "o maior desafio do jornalismo não é encontrar um modelo viável de financiamento na era da internet, mas sim resistir aos ataques cada vez mais raivosos dos governos populistas contra a imprensa e à proliferação das fake news". Acrescento, então, neutralizar os ataques da mídia tradicional à internet, com suas próprias fake news.

*Claiton Selistre é jornalista.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!