Agosto 10, 2019

Agosto lilás: mês de combate à violência contra as mulheres 

Agosto lilás: mês de combate à violência contra as mulheres 
foto pixabay

Já virou rotina: todos os dias nos jornais é noticiado pelo menos um novo caso de feminicídio. Agressões, tanto físicas quanto morais, são tão comuns que nem entram nas estatísticas. Não sei dizer se a violência contra as mulheres está aumentando ou se simplesmente antigamente não se dava tanta importância para o assunto, e falava-se menos sobre isso. Sendo assim, os agressores muito raramente respondiam por seus crimes. Às vítimas, só restava sofrerem caladas, tinham vergonha e medo de denunciarem seus algozes.

O cenário mudou um pouco nos últimos anos, embora ainda tenhamos muito o que progredir. Começa a haver uma rede de proteção à mulher. Insuficiente para atender a todas de uma forma satisfatória, mas pelo menos é um começo. Um sinal desta mudança é a instituição da campanha Agosto Lilás em Santa Catarina, cujo decreto foi assinado nesta quarta-feira pelo governador Carlos Moisés e pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro.

A campanha faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha e estabelece um mês de atividades de conscientização da população sobre os tipos de violência contra a mulher e como combatê-las, além de capacitação dos profissionais para o atendimento às vítimas. Serão desenvolvidas ações nos 295 municípios catarinenses, com palestras na área rural, escolas, presídios, centros de atendimento socioeducativo, entre outras atividades. Também está sendo lançado o site Santa Catarina Por Elas, uma plataforma digital de apoio à mulher que busca ajuda em casos de violência.

A iniciativa merece aplausos, porque falta muita informação às mulheres sobre seus direitos, e também aos homens, sobre as consequências de atos muitas vezes impensados. Tudo o que pode vir a contribuir para diminuir os casos de violência e feminicídio no Estado são muito bem-vindos.

Tags:
Viviane Bevilcqua colunistas portal making of cronicas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Trinta anos de jornalismo diário e predileção por temas ligados ao comportamento humano. Crônicas que falam sobre as relações familiares, educação, saúde e o cotidiano de todos nós, sempre de forma leve e direta, como se fosse um bate-papo entre a jornalista e o leitor.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!