Junho 24, 2017

A CoachinToria de Alessandra Balbinot

 

Alessandra Balninot é master coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching; A gata, que é natural de Florianópolis, tem seis anos de carreira e agora completa um ano de seu novo projeto: a CoachinToria - uma mentoria para profissionais já formados nessa área, mas que ainda não conseguiram desenvolver bem seus talentos e entrar de fato no mercado. E o dado é impressionante: 95% não seguem a profissão.

Na entrevista, ela conta os detalhes.

 

 

De onde surgiu a ideia de trabalhar com seu novo projeto, a coachintoria?

A ideia nasceu por perceber que a maior parte dos Coaches em início de carreira não consegue se desenvolver na profissão pelas inúmeras dificuldades e falta de experiência. Junto neste momento eu decidi que precisava mudar meu estilo de vida. A vida corrida da cidade e o estresse do dia dia me deixaram doente. Tive um sério problema de saúde e decidi ter a vida que eu sonhava para minha aposentadoria, assim, eu e meu esposo decidimos morar na praia e reestruturar o nosso negócio.

Ficamos um ano estudando o mercado online e pesquisando sobre as principais dificuldades que os Coaches enfrentavam no mercado. Foi aí que nasceu a CoachinToria, um programa completo para Coaches em início de carreira, onde trabalho esse profissional nos dois principais pilares de desenvolvimento, o coaching e a mentoria.

 

 

 

Quantas pessoas você atendeu nesse um ano e de onde elas são?

Somente no Projeto da CoachinToria já atendi mais de 100 Coaches espelhados por todo o Brasil. Tenho clientes em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Para, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, e Coaches de outros lugares do mundo que acompanham a CoachinToria, como EUA, Japão, Canadá, Espanha e Portugal.

 

Conte seu maior case de sucesso.

São tantos que fica difícil falar de apenas 1. O propósito da CoachinToria é fazer com que os Coaches entrem em ação e se desenvolvam no mercado. Então posso dizer com muita segurança que mais de 90% dos Coaches que passam pela CoachinToria são cases de sucesso, pois atingiram seus resultados de forma consistente.

Posso citar a Andrea Laila, de São Paulo capital, uma coach formada há alguns meses que estava totalmente paralisada, não sabia como atuar e não havia conseguido nenhum resultado desde a sua formação. Ao iniciar a CoachinToria a Andrea já fechou na primeira semana 4 clientes e não parou mais. Ao final do processo a Andrea já estava atuando com grupos, parcerias com profissionais da saúde, fazendo atendimento de coaching com universitários na FAAP em São Paulo e hoje está realizada e exercendo sua missão de contribuir com dezenas de pessoas que ela acompanha.

 

Qual o objetivo maior do seu trabalho?

O objetivo maior do meu trabalho é contribuir com o desenvolvimento do Coaching no Brasil e no mundo, oferecendo suporte e desenvolvimento para esses profissionais. Meu propósito é continuar erguendo a bandeira de um coaching sério, com muita ética e responsabilidade, preparar os coaches para oferecerem um serviços de excelência para o mercado e principalmente desenvolver talentos e assim viver minha missão de vida.

 

Você atende só profissionais formados em coaching ou o público em geral? Como funciona e em quais áreas da vida você atua?

Na CoachinToria atendo somente profissionais formados área de coaching. Mas minha atuação não se resume somente na mentoria dos profissionais. Atuo com coaching para pessoas que desejam se desenvolver e obter melhores resultados em qualquer área da vida, seja na área pessoal, profissional, relacionamentos ou qualidade de vida.

 

São seis anos de história na área, certo? Tem algum case especial além daquele?

Sim, seis anos desde quando comecei a estudar coaching e me especializar em psicologia positiva. Tenho um case que me marcou muito e do qual me orgulho de ter tido a oportunidade de participar do projeto. É sobre a história de uma pessoa muito especial, inclusive ela é aqui da ilha de Florianópolis. O nome dela é Janine Ribeiro. A Janine me contratou para fazer coaching há três anos quando estava buscando se desenvolver profissionalmente, pois vinha de algum tempo afastada por conta de duas gestações. Estava sem uma direção.

Ao longo do processo de coaching a Janine começou a descobrir mais sobre si e a permitir que viessem à tona alguns dos seus talentos, entre eles o talento para decoração. Foi quando ela decidiu empreender e remunerar sua paixão. Hoje é uma das grandes referências de decorações de casamentos aqui no nosso estado. Tem uma empresa que se chama Jan Ribeiro Festas e já alguns prêmios de reconhecimento, um deles foi no ano passado, em 2016, o Prêmio Empresa Destaque de SC.

 

Como funciona? Você atende on line... quais são as etapas?

Hoje trabalho no mercado online em home office. Meus atendimentos de coaching e mentoria são realizados 100% online. O processo pode variar um pouco conforme a necessidade do meu cliente. Tudo começa quando aplico um teste de uma ferramenta de gestão estratégica de pessoas no meu cliente, e assim consigo identificar qual o perfil, e assim traçar o plano de ação para que meu cliente atinja suas metas de forma mais eficiente.

Esta ferramenta que utilizo é uma forma de atingir o dobro da performance pela metade do esforço, através do aumento da autoconsciência e autenticidade. Utilizada por grandes empresas ao redor do mundo, como Coca Cola, Google, IBM, forças armadas americanas e pelo grande nome do Coaching Mundial Anthony Robbins.

 

Existem muitas dúvidas sobre fazer coaching ou fazer terapia. Qual é a diferença?

São muitas diferenças. O coaching é uma metodologia cientificamente comprovada que trabalha com intervenções focadas no futuro e em soluções. O coaching trabalha para aumentar o nível de Felicidade e realizações de um indivíduo, além de promover desenvolvimento de competências foco, planejamento, ação, resultados, melhoria contínua, entre outros.O foco está sempre no futuro, em atingir objetivos específicos. O olhar é sobre a solução, e não na detecção de um problema. Não há diagnósticos nem aconselhamentos.

A terapia trabalha com pessoas que apresentam problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos. Tem um caráter clínico, geralmente realizado por um profissional de Psicologia, que tem como propósito investigar e analisar os conteúdos trazidos pelo paciente para solucionar o problema.

 

Quem são os seus clientes?

Além do coaching e mentoria sou palestrante profissional de uma das maiores agências de palestrante do Brasil, a Fadel palestrante. Já realizei palestras em vários lugares do Brasil e para várias empresas, como Banco do Brasil, O Boticário, Faculdades Anhanguera, Villa Enzo, Colégio Elisa Andreoli, entre outros... E como cliente de coaching atendo pessoas diversas, desde profissionais liberais, adolescentes onde trabalho coaching vocacional para a escolha profissional assertiva , até grandes executivos.

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!