Dezembro 10, 2018

Alta Definição expõe defeitos na TV aberta

Alta Definição expõe defeitos na TV aberta

Sabia-se que a era HD iria qualificar a imagem de TV e exigir maiores cuidados na produção. Na área de entretenimento isso aconteceu, mas no telejornalismo houve uma involução visual. Não é o cenário, mas os personagens que o ocupam, que deveriam seguir a regra e ser mais discretos do que as notícias.

São ternos amassados, vestidos estranhos - as vezes próprios para clubes noturnos, sapatos com bico levantado, sem falar em gordurinhas localizadas - ou mal localizadas, um festival de deselegância e falta de cuidado. 

Apresentar notícias em pé expõe ainda mais o pessoal, não raro com equipamentos à mostra. É o caso do Jornal Hoje, onde - por exemplo, Sandra Annenberg usa duas transmissões, que ficam visíveis nas costas quando ela levanta para ir ao telão. Aliás, atitude desnecessária esse senta levanta, que nada acrescenta e só mostra que há um degrau no cenário vencido com dificuldade pelos saltões.      

No Jornal Nacional, a moça do tempo - Maju Coutinho - merece que lhe chamem em pé. Para que?

Quanto ao visual, Renata Vasconcellos dá um toque de bom gosto no vestir, o que não é próprio de suas substitutas. Giuliana Morrone, na semana passada vestia uma túnica branca dos tempos gregos, expondo mais do que deveria. 

A apresentação de notícias no Brasil, em uma suposta atitude informal, se diferencia do resto do mundo. Em qualquer TV que se preze apresentadores usam gravatas, as apresentadoras vestem roupas elegantes e só se levantam na hora de ir embora.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!