Junho 28, 2019

ANTI RESSACA

ANTI RESSACA
ONE MORE DRINK/Divulgação

A coluna costuma apresentar lançamentos no mercado de bebidas alcoólicas, mas novidades que ajudem a amenizar os indesejados efeitos de uma ressaca também merecem espaço e destaque.

Um desses lançamentos nem é tão novo assim. Foi criado em 2017, só que ainda não se popularizou em Santa Catarina. O One More (foto) foi a primeira bebida da categoria (balance drink) produzida no Brasil e combinou uma série de ingredientes que prometem hidratar, aumentar a concentração, diminuir a fadiga muscular e (claro) a ressaca do consumidor.

Desenvolvida por um grupo de jovens empresários paulistas, a bebida tem cara de energético, mas – ao contrário dos energéticos – não leva açúcar e estimulantes artificiais como a taurina. Na fórmula extratos naturais de chá branco e guaraná (com propriedades estimulantes e antioxidantes), minerais (que hidratam e equilibram o PH do sangue) e vitaminas do complexo B (que protegem o sistema nervoso, aparelho gastrointestinal e fígado). Quem ficou curioso pode pedir pela internet.

________________

 

PELADÕES


Norman’s Coach & Horses/Reprodução

Um dos mais tradicionais pubs da capital inglesa, o Coach & Horses, tem chamado a atenção de curiosos e da mídia há alguns meses não pela bebida ou o ambiente, mas por uma concessão curiosa: começou a permitir que seus clientes tirem a roupa antes de tomar uma cerveja.

O pub funciona desde 2006, mas a ideia de incentivar o nudismo surgiu por conta de uma disputa comercial. A cervejaria Fullers´s, dona do prédio, pediu a devolução do imóvel e, para ajudar o atual locatário, amigos decidiram montar um calendário com pessoas nuas para arrecadar fundos para o pub. A partir daí a história só ganhou corpo.

A prefeitura de Londres autorizou o funcionamento do pub, mas sob outro enquadramento legal: “espaço de diversão para adultos”. Alastair Choat, dono do polêmico pub, diz que a repercussão tem sido boa para os negócios mas que, após alguns minutos no local, “ninguém liga para a nudez”.

________________

 

NA EXPECTATIVA

Sommelier blumenauense Douglas Merlo pode ser o primeiro brasileiro a ser reconhecido em um dos mais concorridos – e famosos – festivais de cerveja caseira do planeta. A premiação do National Homebrewer Competition (NHC) ocorre neste sábado. A competição começou com mais de nove mil amostras de cerveja e restam mil e quinhentas ainda na disputa. Duas delas são de Merlo, que passou com honras pela fase eliminatória.

________________

 

BYE BYE ALCOHOL


Novatec/Divulgação

O leitor/internauta já se perguntou o que é feito com os milhões de litros de vinho, vodka, whisky e outras bebidas alcoólicas que entram no país de maneira clandestina – vindas especialmente do Paraguai? Alguns lotes raros e caros são leiloados pela Receita Federal. Mas a maioria destes produtos são realmente descartados. Ou melhor: transformados. Nove delegacias da Receita Federal do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso destinam bebidas apreendidas para a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) em Guarapuava.

Desde 2008 professores e estudantes dos cursos de farmácia, química e administração usam a matéria-prima para produção de álcool líquido ou gel. São mais de 90 toneladas de liquido/ano, que são novamente destiladas e transformadas em 11 toneladas de álcool de limpeza.  O material é usado pela própria instituição e doado para escolas e outros órgãos públicos.

O laboratório que coordena o trabalho diz que, sem essa transformação, as bebidas seriam descartadas em aterros sanitários, podendo contaminar fontes de água. E destina até as embalagens para associações que atuam com reciclagem. 

________________

 

EDUCAÇÃO


Excelente opção para quem mora na Grande Florianópolis e pretende iniciar no mundo dos vinhos. A Wine & Spirits Education Trust, uma das principais escolas do mundo, realiza um curso para aspirantes a sommelier. O WSET1 (primeiro de uma série de cursos de formação) ocorre neste sábado (29) na Enoteca Decanter.

As inscrições são somente pela internet (aqui).

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!