Agosto 20, 2019

Antiguidades raras vão à leilão no Palácio Cruz e Sousa

Antiguidades raras vão à leilão no Palácio Cruz e Sousa
Fotos divulgação

Entre quadros, cristais, joias e tapetes Persa, um relógio de 1904 terá renda destinada ao Núcleo Espírita Nosso Lar no evento marcado para a próxima quinta, 22, na capital catarinense

Com a curadoria de um dos mestres do assunto no país, o gaúcho radicado em Florianópolis Carlos Roberto Wallauer Magalhães, o Museu Histórico de Santa Catarina com sede no Palácio Cruz e Sousa, no Centro da capital, recebe nessa quinta-feira, 22 de agosto, às 19h30, um leilão de 159 lotes de obras de artes e antiguidades exclusivas.

Cristais Baccarat, tapetes Persa, esculturas, quadros, joias e outras peças escolhidas a dedo por "Beto" através de pesquisas e viagens, como as preciosas porcelanas Companhia das Índias, recheiam o menu de relíquias, que fica em exposição de 8 a 22 deste mês na sala Martinho de Haro do Museu, de terça à sexta-feira, das 10h às 18h; e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

É o segundo evento no Palácio assinado pela Magarte Leilões - marca de Beto, que em 2018, vendeu na estreia por lá todos os 159 lotes de peças do acervo pessoal do estilista catarinense Gesoni Pawlick, falecido em 2018 – entre móveis, porcelanas, quadros e joias valiosas.

Para esta próxima edição, o leilão oficial terá opções para todos os bolsos das relíquias, que contam com descrições detalhadas. Os lances podem ser realizados presencialmente durante o leilão e pela plataforma online no site: www.magarte.com.br, com entregas para todo o país.

Durante a noite do dia 22, um relógio americano da marca Ansonia – modelo Fleur de Lys de 1904 será leiloado com renda integralmente doada ao Núcleo Espírita Nosso Lar – Centro de Apoio ao Paciente com Câncer.

Batemos um breve papo com Beto pra saber mais sobre o assunto

 

De onde veio o gosto por antiquários e essa busca por objetos raros?   

Venho de família, que sempre possuía muitas peças de arte e antiguidades em suas casas. O estreito contato e a busca por novas aquisições, naturalmente foi amplificando nosso interesse pelo tema.

 

 

Além do trabalho, você coleciona algo?

Vamos passando por fases, o colecionismo é muito bacana...mas o inesperado, a sensação de aventura em viagens afins, o encontro com a "linda surpresa" é adrenalina sempre.

 

O mercado de leilões já pegou em Florianópolis? Você pretende promover eventos do segmento com frequência na cidade?

Trabalhamos no comércio de antiguidades há vinte anos em Floripa e decidimos em 2018 iniciar com Leilões presenciais e on-line. Estamos tendo ótima resposta e esperamos efetuar vários anualmente.

 

 

O que move a compra em leilões?

O Leilão é uma forma muito correta de comercialização quando bem dirigido, conduzido. A oferta/procura se estabelece naturalmente, e a MAGARTE, busca sempre ofertar ao público peças bem descritas, originais e muitas, a grande maioria, a preços acessíveis, ao contrário do que muitos pensam.

 

O que o público poderá conferir neste próximo?       

O Leilão do próximo dia 22, no Palácio Cruz e Sousa, oferece uma variada quantidade de itens escolhidos com muito critério. É nosso Leilão Especial e vale à pena uma visita antecipada à Exposição na Sala Martinho de Haro. Quem for, vai se surpreender!

 

Qual a peça destaque do Leilão?

Muitas peças são especiais, como as porcelanas Cia das Indias, um conjunto importante de peças genuinamente Art Decó, além de relógios raros e peças que vão do século XVIII até Muranos dos anos 1950.

 

Quem é o público dos leilões? É para todos os gostos e bolsos?

O público é composto principalmente de pessoas que possuem sensibilidade e bom gosto, para quem aprecia o trabalho artístico e artesanal, quem busca requinte e exclusividade, algo não comum e, que em muitos casos, tenha uma bela história.

 

Como funciona? É aberto ao público? Quem pode participar?     

O evento é aberto ao público interessado. Estaremos iniciando o Leilão pontualmente às 19h30 do dia 22/08 no Auditório do Palácio Cruz e Sousa.

 

Onde e como você seleciona as peças?      

A escolha das peças que compõem nossos leilões é trabalho pessoal e "intransferível". A preocupação com originalidade, cores, formas, materiais e o pedigree conhecido, consagrado dos artistas e manufaturas, acreditamos que é o que faz toda a diferença.

 

Faça um convite ao público!

Convidamos com muito apreço a todos os interessados a participar. Tenho certeza que passarão bons momentos apreciando belas peças e conhecendo um pouco da sua origem no ambiente encantador do Palácio.

*****

 

The Fabulous Gatsby Party   Foto Angelo Santos 

A fotografa Carol Medeiros e o Médico João Victor Lorenzetti Nunes foram vistos esbanjando sorrisos (e estilo) no telhado mais famoso da ilha, o The Roof. "Aproveitamos a sexta de folga para uma fugidinha cheia de glamour", comenta Carol. Afinal, "Nenhum fogo poderia destruir o conto de fadas que eles tinham em seus corações." O Grande Gatsby

*****

 

Fotografia de cidades

Neste sábado (24), a Fábrica Working Bar sedia um curso sobre fotografia de cidades organizado pela Linda Laranja Fotografias e ministrado pela fotógrafa e arquiteta Joana França.

O curso, a partir das 9h, com oito horas de duração, é destinado a interessados na área, amadores e fotógrafos profissionais. Serão duas etapas: a parte da manhã será teórica, e à tarde será a aula prática, com saída fotográfica. Os participantes devem levar sua própria câmera e tripé. Mais informações e inscrições: https://bit.ly/2MqIDsW

*****  

 

Parceria forte      Foto divulgaçãp

Victor Conceição, Isadora Oliveira, Ricardo Benevenuto e Cassi Royer curtindo a festa Break Party, que aconteceu no sábado (17) na Ox Club, em Coqueiros.

*****

 

Lançamento

Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, a Fundação Cultural Badesc promove o lançamento do livro Passado-presente em quadros: uma antologia da História da Arte em Santa Catarina. Organizado pelas professoras doutoras Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem a obra de 231 páginas será lançada partir das 19h. A entrada é gratuita.

*****

 

Rock de Galpão     Foto Bernardo Varone

Amanhã, quarta-feira (21), Florianópolis volta a receber o grupo gaúcho Rock de Galpão para o show de lançamento do DVD "10 Anos na Estrada".

O espetáculo será no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 20h, promovendo o reencontro dos músicos com o público da capital catarinense, e desta vez contando com a participação de artistas locais - entre eles o grupo Rédea Solta, com quem o Rock de Galpão regravou a música "Rancho de Amor à Ilha" (Zininho).

*****

 

Alívio para o setor de entretenimento

O setor de entretenimento do estado e de todo o Brasil respira aliviado com o parecer emitido pelo Governo Federal, através da SENACON (Secretaria Nacional dos Consumidores), confirmando a legalidade da taxa de conveniência cobrada na intermediação de venda de ingressos em geral.

Em março deste ano, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu ser ilegal a cobrança da taxa de conveniência na venda on-line de ingressos para shows e outros eventos.  

Segundo a advogada especialista em Direito do Consumidor Graziela Kleinubing, do VMZ Advogados, o parecer restabeleceu a segurança jurídica no setor. A decisão ainda está em fase de julgamento de recurso.

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!