Agosto 13, 2019

App desenvolvido na Udesc Esag conecta cidadão de Florianópolis a ouvidoria da Prefeitura

App desenvolvido na Udesc Esag conecta cidadão de Florianópolis a ouvidoria da Prefeitura

O aplicativo para celulares e tablets Participact Brasil, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem agora uma conexão direta com a Prefeitura de Florianópolis. Ao informar um problema urbano por meio do aplicativo, o usuário terá a demanda enviada automaticamente para a Ouvidoria do município, que tratará de notificar o órgão competente, acompanhar a demanda e dar o retorno ao cidadão.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES), grupo de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em parceria com a Universidade de Bologna, Itália (Unibio). A plataforma inclui um sistema de crowdsensing – técnica de coleta de dados e informação, utilizada em aparelhos móveis como smartphones. Ele recebeu aprovação do Living Lab Florianópolis para ser integrado à ouvidoria municipal.

O Living Lab faz parte da Rede de Inovação Florianópolis, uma parceria entre a PMF e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O objetivo é abrir espaço para que iniciativas inovadoras sejam implementadas na Capital, buscando um desenvolvimento urbano eficiente e inteligente.

Durante o Startup Summit 2019, encontro de tecnologia e empreendedorismo que faz parte do Floripa Conecta, o Participact receberá oficialmente a certificação de aprovação pelo Living Lab. A apresentação será na sexta-feira, 16, às 14h40, na Arena Acate.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!