Junho 08, 2019

As belezas da Athera

As belezas da Athera
Fotos divulgação

Confira essa entrevista com as sócias Carolina Belotti Junkes e Luana Graziano, que dão show de arte, inovação e design quando o assunto é couro. Desde 2016 no ramo fashion, elas, que já atravessam o país com suas criações, irão lançar agora novo show room no centro da capital com novidades da marca catarinene Athera e contam as news em primeira mão para a coluna.

 

 

Por que o couro?

O couro sempre nos encantou, pois é um material dotado de características extremamente peculiares, que são atrativas aos olhos de homens e mulheres, pois enaltecem a beleza humana e sua forma.

Além disso, por sua atemporalidade, alta qualidade, resistência ao tempo, as peças em couro podem passar de geração em geração, se tornando um "bem" de família.

 

Campanha de inverno

 

Como vocês se conheceram e de onde veio a ideia da marca?

Nós nos conhecemos em uma palestra da Costanza Pascolato, no SEBRAE, em Florianópolis, em 2015. Ambas estavam vestidas com peças em couro que chamaram atenção uma da outra. Passado um tempo, nos reencontramos e surgiu naturalmente o assunto em comum: a paixão pelo couro.

Desde então, juntamos nossas experiências, conhecimento técnico, e amor pelo couro (Luana é designer em moda e administradora de empresa e Carolina é advogada e empresária com experiência anterior na produção de vestuário em couro) e criamos a ATHERA, nossa marca de vestuário em couro.

 

Campanha de verão

 

Qual o diferencial da Athera?

Desde a criação da marca, nosso objetivo foi criar uma empresa com propósito, pautada na originalidade dos produtos e atendimento de excelência.

O couro é um produto milenar e já existem muitas empresas que trabalham com ele. O nosso diferencial é sempre estar à frente, trazendo as novidades do mercado, tanto no trato do couro, como na sustentabilidade de sua curtição, na inovação tecnológica das texturas e cores, nas modelagens e acabamentos, na estamparia e nos aviamentos de alta qualidade.

Além disso, sempre prezamos agregar valor ao couro através de aplicações de bordados, pinturas, trabalhos manuais, de forma a lhe dar personalidade e criar produtos diferentes do que já vemos atualmente.

A criação faz parte do nosso DNA e estamos sempre trazendo novidades quanto às linhas de produtos Athera. Uma linha que gera desejo e que atrai olhares pela exclusividade e originalidade é a linha de festas, com vestidos bordados em couro nas diferentes formas e cores. A linha de papelaria reflete o requinte e sofisticação da matéria-prima em itens práticos do dia a dia. Temos ainda a linha de laços para cabelo feitos em couro. E em breve teremos novidades....

Outro diferencial que estamos sempre aprimorando é o atendimento de nossas clientes. Queremos que elas tenham uma experiência única ao comprar um produto ATHERA. Queremos que elas entendam e sintam o quanto são especiais para nós, por isso dedicamos grande parte de nossas ações na realização de eventos e na criação de momentos em que elas são as protagonistas.

 

Encontro especial do Dia da Mulher no maravilhoso restaurante Racnho Açoriano

 

A produção e o material vem de onde? E vocês acabam de voltar da InspiraMais em São Paulo, certo? Quais as news?

Todos os produtos ATHERA são 100% made in Brasil. A nossa produção é catarinense e os materiais vêm de diferentes fornecedores brasileiros, já consagrados em solo nacional e especialistas no mercado do couro.

Para as peças com toques manuais, procuramos valorizar o trabalho de artesãs sediadas em Florianópolis e região com o intuito de desenvolver ainda mais a economia local.

Sim, foram dois dias intensos de InspiraMais. Ficamos muito felizes (e inspiradas) em participar de uma feira na qual o protagonista foi o couro, que reuniu diferentes fornecedores, palestrantes e os principais profissionais especialistas em couro do Brasil.

Vimos muitas inovações e tecnologia agregada ao produto. Além disso, observamos que os estudos desenvolvidos acerca das tendências de mercado se refletiram em duas grandes vertentes, como a robótica e o ecletismo, e foram absorvidas e materializadas em couros de alta performance tecnológica juntamente a novas texturas, recortes a laser, modelagens, formas e estamparia.

Estamos cada vez mais antenadas a todas essas novidades, que aplicaremos nas próximas produções que já estão em andamento.

Além da feira, também tivemos a oportunidade de visitar a CasaCor SP, que trouxe o couro presente em revestimentos, objetos de decoração e obras de arte nas suas mais variadas formas e texturas. Foi uma experiência incrível, cujo entrosamento da moda com a arquitetura e decoração resultou em inúmeras inspirações para futuras criações.

 

Vocês estão também lançando o showroom, certo? E até aqui, como era o atendimento? O que muda daqui pra frente?

Sim, o nosso showroom será inaugurado em breve, mas já estamos atendendo no local com hora marcada. Aguardamos a sua visita!! (risos)

Durante três anos, atuamos unicamente de forma personalizada, indo ao encontro das nossas clientes, mas diante do aumento da demanda ficou inviável atendermos a todas, por isso entendemos que chegou o momento de dar um novo passo.

A ATHERA está crescendo e sentimos a necessidade de ter nossa casa própria, um local para poder receber nossas clientes, amigas e parceiras com o mesmo conforto do atendimento anterior, como se estivessem em sua próprio lar e mostrar tudo o que podemos fazer, já que temos infinitas possibilidades.

O maior estímulo foi o impulsionamento da venda em grande escala, que trouxe a necessidade da criação de um showroom para o atendimento de representantes e lojistas. O que muda daqui para frente é que teremos diferentes linhas, a ATHERA atacado, pronta para atender lojistas; os produtos à pronta entrega e continuaremos com os personalizados, agregando ainda mais materiais e possibilidades ao produto final.

 


Vocês costumam fazer várias ações com mulheres, encontros com ideias bem diferentes. Qual o propósito dessas ações e da marca como um todo?

Procuramos fazer eventos que vão muito além de exposições e desfiles, mas eventos com conexão entre pessoas, como almoços, bate-papos e diversos momentos de troca com nossas clientes, para que elas vistam muito mais que a roupa, mas a experiência que a ATHERA proporciona.

Somos uma marca que visa não apenas a venda, mas o relacionamento com seu público e buscamos estar presentes em diferentes vertentes, assim como o couro, que pode ser usado em diferentes momentos.

Nosso foco é pensar fora da caixa, inovar, fazer algo diferente, original. Acreditamos que o mercado consumidor já está saturado de tanto apelo comercial e marcas sem personalidade própria, com discursos e ações antagônicas.

Queremos criar momentos especiais, sempre com foco em despertar o melhor das mulheres e ouví-las. Em 2018, em prol do Outubro Rosa, a ATHERA participou da campanha "As Faces da Beleza", que fotografou pacientes com turbantes, que venceram o câncer de mama. Em março de 2019, repetimos o dia Internacional da Mulher, seguido de um almoço harmonizado.

No último dia das mães, a ATHERA reuniu as mamães clientes da marca e idealizou um brunch português com a presença de uma psicóloga, tratando de temas como maternidade e emoções. Assim, nos envolvemos ainda mais com nossas clientes, criando uma relação de amizade que vai muito além da roupa.

 

Evento Dia das Mães

 

Quem é o público da Athera?

São mulheres com muita personalidade, independentes, decididas, fortes, que formam um público seleto que sabe bem o que quer. Mulheres que prezam por um produto que as valorize ainda mais, que seja original, de alta qualidade, confortável, prático e que as acompanhe nos seus mais diversos momentos, já que possuem uma rotina na qual desempenham diferentes papéis, como mães, empreendedoras, esposas, profissionais, etc.

Além do consumidor final, o público da ATHERA também é composto por lojistas e representantes que atendem o mercado de atacado.

Atualmente a ATHERA vêm atendendo diversas clientes em Florianópolis e região e já enviou peças personalizadas por todo o Brasil e até para o exterior como Paris e Milão.

 

 

Como são os lançamentos de vocês? Por coleção, estação?

Lançamos 2 coleções principais por ano, divididas em inverno e verão, e a cada trimestre lançamos coleções cápsulas, com inovação nos materiais, modelagens e formas de produção, sempre buscando a originalidade e ergonomia no vestir.

Consideramos o comportamento do consumidor e tendências de mercado no momento das criações, materializando-as em produtos de moda, sem deixar de lado o fato de que as peças em couro são atemporais e não precisam ser descartadas a cada estação. Trabalhamos com um produto que pode ser passado de geração à geração sem perder a qualidade.

 

 

Uma novidade quentinha...?

Uma super novidade que já está em produção é a linha de acessórios ATHERA, que surgiu da necessidade de complementar as peças de vestuário já desenvolvidas, trazendo um toque de estilo com o objetivo de enriquecer as diversas combinações que podem ser feitas.

Através de muita pesquisa focada na usabilidade e originalidade, desenvolvemos acessórios contemporâneos, que refletirão o conceito da marca. Os materiais utilizados variam entre couros exóticos, cortados a laser, com texturas diferenciadas e aviamentos de alta qualidade, que irão ao encontro da valorização das roupas que já são produzidas.

 

Ping pong:

O que não ficam sem: Nossas peças de couro ATHERA

O que não suportam: A mediocridade. Trabalhar com moda exige empenho, estudo e muita pesquisa. Infelizmente nem todos prezam pela originalidade e acabam copiando a criação alheia. A sociedade precisa estar mais atenta aos falsos criadores.

Um ídolo: os empresários em geral que buscam seu "lugar ao sol" em meio à vasta concorrência e à alta carga tributária, se esforçando para estar sempre criando novidades.

Uma saudade: do tempo em que apenas nos dedicávamos à criação. Hoje, com o crescimento da empresa, nossos olhares se voltam intensamente para a gestão.

A melhor viagem: Nossas viagens a trabalho são sempre regadas a muita pesquisa, mas também diversão. A melhor viagem é a que fazemos sempre com o mesmo espírito de parceria e companheirismo.

Um lugar: O aqui e agora 

Uma beleza masculina: Educação

Beleza feminina: Elegância

Uma palavra: Garra

Uma frase: "As pessoas não compram o que você faz, mas por que você faz." Simon Sinek.

Um sonho: Continuar crescendo e crescendo sem perder a alegria, o companheirismo e a diversão que traduzem o nosso dia-a-dia.

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social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
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Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

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