Junho 27, 2019

As fotos chocantes de crianças mortas: publicar ou não?

As fotos chocantes de crianças mortas: publicar ou não?

A foto da menina salvadorenha, com braço em volta do pescoço do pai, os dois mortos em uma travessia de rio em busca de vida nova nos Estados Unidos, foi publicada pela Making Of ontem de manhã. Era a notícia principal da hora, em todo o mundo. Quando a vimos o efeito que ela causava, em destaque na nossa página, mudamos de ideia e desfocamos a imagem. Logo em seguida, o Jornal Hoje mostrou a mesma foto original, como também fizeram outras TVs, sites e jornais em todo o mundo.

Quando aconteceu episódio semelhante com o menino sírio Alan Kurdi, afogado no Mediterrâneo, houve intenso debate sobre a foto da tragédia. A conclusão da própria mídia, ao ouvir especialistas, é que só ao mostrar o rosto das vítimas a sociedade vai  compreender certas catástrofes. O fotojornalista frances Henri Cartier-Bresson definia a profissão de "negócio com o momento decisivo". Segundo ele, "fotografar significa levar cabeça, olho e coração para a mesma linha de visão".

Uma visão terrível no caso de Alan e dos dois salvadorenhos. Se o choque visual significasse alguma coisa na política em relacão a refugiados seria menos dolorosa a decisão de publicar. Como isso não acontece, fica a nossa posição de desfocar a foto de ontem. A versão original você pode ver abaixo, com o alerta de "imagem forte", e tirar sua própria conclusão.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!