Novembro 20, 2019

Assinaturas digitais de jornais no mundo crescem 200% em cinco anos

Assinaturas digitais de jornais no mundo crescem 200% em cinco anos

Os jornais do mundo registraram um crescimento de 208% nas assinaturas digitais nos últimos cinco anos até 2018. Os dados são do relatório World Press Trends 2019, da Associação Nacional de Editores de Notícias (WAN-IFRA). 

O estudo, com entrevistas realizadas em mais de 50 países, projeta para este ano aumento de 13% na carteira de assinantes digitais dos jornais, muito por causa da crescente procura dos consumidores de notícias de todo o mundo por fontes confiáveis em meio à desinformação on-line.

Além disso, o estudo recomenda aos publishers o investimento nos serviços mobile, uma vez que 56% dos leitores on-line acessam sites de notícias a partir de dispositivos móveis como os smartphones.

Por enquanto, segundo o relatório, o Google continua sendo a principal fonte de tráfego para os sites noticiosos. Do total das visitas direcionadas pela empresa de tecnologia, 47,61% são resultado de pesquisa, enquanto outros 32,45% partem do Google News. 

As receitas globais (impressa e digital) das organizações de notícias, de acordo com o estudo, caíram 3% na comparação entre 2018 e 2017, com grande parte desse impacto vindo da receita de publicidade impressa (queda de 7%). A receita de publicidade digital aumentou 5%, e o relatório prevê melhora em 2019.

A pesquisa indica que quase 54% da receita total dos jornais são provenientes da venda das edições digitais e impressas. Ainda que os jornais estejam empenhados na transformação digital, a pesquisa estima que os recursos vindos das edições em papel ainda representem 86% da receita dos editores de notícias. Em 2018, a circulação impressa caiu 1% em todo o mundo.

As informações são da ANJ. O estudo completo, em inglês, pode ser conferido aqui.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!