Março 12, 2020

Áudio de médico sobre avanço do coronavírus é verdadeiro

Áudio de médico sobre avanço do coronavírus é verdadeiro

O infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip, confirmou a veracidade de um áudio que circula nos grupos de WhatsApp atribuindo a ele a estimativa de 45 mil infectados pelo coronavírus nos próximos quatro meses em São Paulo.

O áudio, do médico e vice-presidente do Instituto do Coração (Incor), Fabio Jatene, falava sobre uma reunião que ocorreu no Incor, ontem, 11, onde Uip passou aos médicos os cenários de infectados pelo vírus no Estado e indicou uma “explosão de casos”.

Em entrevista nesta quinta, ao lado do governador João Doria, David Uip não negou a previsão feita por Jatene, no entanto, Uip destacou que trata-se do pior cenário avaliado pelo comitê, já que o governo calcula que de 1% a 10% da população de todo o estado pode ser contaminado, enquanto o cálculo de Jatene é feito com cerca de 10% da população paulista com a doença.

Na gravação, o médico fala sobre a necessidade de ter 10 mil leitos de UTI disponíveis para atender os infectados. A demanda, segundo o autor do áudio, seria impossível de cumprir dada a insuficiência de postos preparados.
 
Jatene destaca que os casos devem "explodir no Brasil", que a atenção maior tem que ser em pacientes idosos pois o índice de mortalidade na faixa etária é alto, falou também sobre a tomografia para identificar alguns casos e um panorama geral sobre vagas de UTIs, no Brasil e no mundo. A situação de leitos hospitalares disponíveis no país também foi falada durante a reunião.
 
 
Com informações de Band e G1.
Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!