Abril 25, 2019

Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas

Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas

As instituições financeiras vão compartilhar dados, produtos e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Esse é o chamado open banking, em que os dados bancários pertencem aos clientes e não às instituições financeiras.

O Banco Central (BC) deu início ontem, 24, ao processo de implementação do open banking, “com o objetivo de aumentar a eficiência e a competição no Sistema Financeiro Nacional e abrir espaço para a atuação de novas empresas do setor”.

“Por meio do open banking, clientes bancários poderão, por exemplo, visualizar em um único aplicativo o extrato consolidado de todas as suas contas bancárias e investimentos. Também será possível, por este mesmo aplicativo, fazer uma transferência de recursos ou um pagamento, sem a necessidade de acessar diretamente o site ou aplicativo do banco”, afirma o BC, em nota.

O sistema, que já existe em partes da Europa, no Brasil deve abranger bancos e instituições de pagamento entre outros, contemplando produtos e serviços financeiros, dados cadastrais e transacionais dos clientes, além de serviços de pagamento. O compartilhamento de dados depende de aval prévio do cliente.

O BC afirmou que deve publicar atos normativos para o tema no segundo semestre deste ano, tratando de temas como abrangência, responsabilidades e requisitos mínimos para operação do modelo, além do cronograma de implementação. Com informações de Reuters e Agência Brasil.

 

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!