Setembro 18, 2019

BBC experimenta filtro de notícias negativas

BBC experimenta filtro de notícias negativas
Reprodução

A BBC, da TV do Reino Unido, está experimentando um "filtro inteligente" que alerta os usuários da página na web sobre conteúdos de temas mais sensíveis.   

O projeto foi desenvolvido, segundo informa Marcela Kunova, do site britânico Journalism, pelos engenheiros de software da BBC Alicia Grandjean e Tim Cowlishaw, depois que um colega organizou um dia de saúde mental no escritório da emissora.

"Sabíamos de outras pesquisas que muitos jovens estão se afastando das notícias porque isso estava afetando sua saúde mental", afirma Grandjean.

Portanto, a dupla teve uma ideia simples: se palavras específicas, como 'crime com faca' ou 'assassinato', provocam ansiedade nos leitores, eles podem usar um filtro que desfocará o conteúdo sensível na página inicial da BBC. Um aviso de gatilho informaria o leitor que o artigo contém palavras-chave marcadas como sensíveis.

"Não se trata de remover notícias que as pessoas não querem ver", afirma Cowlishaw. "Trata-se de colocar o controle nas mãos dos usuários para que eles possam decidir por si mesmos".

A extensão do navegador da Web pode lembrar todas as palavras-chave adicionadas por um usuário e desfoca o conteúdo sensível toda vez que ele visita a página inicial.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!