Setembro 12, 2020

Benhê, vou matricular você na aula de tango!

Benhê, vou matricular você na aula de tango!
Pixabay

Dando um tempo no formato temático de Cine & Séries, mas garantindo a leitura semanal para quem segue a coluna. Toda sexta-feira,  uma nova "Crônica em Quarentena" e, claro, dicas de filmes e séries para amenizar esses tempos difíceis de pandemia e isolamento social. Fiquem bem!

_________________________________________________________________________

 

Benhê, vou matricular você na aula de tango!

Sempre achei intrigante o costume das promessas feitas para se "alcançar uma graça", como falam os religiosos. Tenho vários casos tocantes na minha família, como o da minha tia que sempre foi linda e vaidosa prometer que nunca mais pintaria o cabelo se a cirurgia do filho fosse bem sucedida. Minha madrinha, também pela saúde do filho, prometeu que nunca mais beberia álcool, o que significava abrir mão da caipirinha do domingo, que ela adorava. Sou testemunha de que ambas cumpriram a promessa aos seus santos de devoção até o fim da vida.  Meus primos continuam fortes e saudáveis. E se elas não tivessem cumprido a promessa o que teria acontecido? Jamais saberemos.

Acho bonita essa manifestação de amor maternal e fé, mas há um lado dessa prática incompreensível para mim: a dos que fazem a promessa para o outro cumprir. Já vi reportagens mostrando pessoas subindo de joelhos os 392 metros de rampa do Santuário de Aparecida. Pergunta o repórter: por que a senhora está fazendo isso? Porque minha irmã prometeu que se eu me curasse da dor na perna, eu pagaria subindo a rampa da Basílica. Certa vez ouvi também uma moça contar que cortou o longo cabelo cultivado há mais de dez porque  sua mãe prometeu que ela faria isso se conseguisse engravidar. Moral da história: eu prometo, você paga.

Mas, afinal, por que estou falando sobre esse assunto nas Crônicas em Quarentena? Porque tenho visto muita gente fazendo promessas para quando acabarem a pandemia e o isolamento social. Algo parecido com aquelas de final de ano: vou começar uma dieta, vou entrar pra academia, nunca mais brigarei com meu marido por deixar a tampa do vaso levantada, jamais voltarei a reclamar da vida... E tem as do tipo "se eu escapar do corona, vou realizar meus sonhos",  coisas como aprender a andar de bicicleta, a tocar piano, escrever um livro, pintar o cabelo de azul, pular de paraquedas, visitar as locações de Game of Thrones, em Dubrovnik, na Croácia e mais uma infinidade de desejos e comprometimentos para o futuro pós-pandemia.

Até aí tudo bem, é um pacto de você com você mesmo. Mas não é que existe quem terceirize a promessa também nesse caso ? Imaginem a cara do meu amigo quando a mulher dele se saiu com essa : " meu bem, decidi que vou nos matricular na aula de tango, tão logo acabe a quarentena". E ainda filosofou para o pobre cônjuge, mudo de pavor: "afinal, aprendemos com a pandemia  que  não devemos sonegar nossos sonhos, pois a vida é um sopro". Ao fundo, ouviu-se  apenas um gemido.

(Brígida De Poli)

_________________________________________________________________________

 

DICAS DE SÉRIE E FILMES

PRIME VÍDEO

Canal Starzplay - degustação

Mr.Mercedes -  03  temporadas –

Já contei pra vocês que o Prime Vídeo está com degustação do canal Starzplay. Para aproveitar os 7 dias grátis, escolhi a série Mr.Mercedes porque gosto muito do ator principal,  o irlandês Brendan Gleeson. Bem, é para quem curte histórias de investigação e serial killers.  A série se baseia em livros de Stephen King, que também é um dos produtores executivos . A trama:Gleeson é um investigador aposentado que jamais se conformou em não ter capturado o assassino que atropelou e matou várias pessoas propositalmente na direção de uma Mercedes. Sabemos logo quem foi o autor e acompanhamos tanto a rotina do detetive quanto a do psicopata.

 

Chico Buarque – a série –

A série Chico Buarque, da Amazon, traz 12 DVDs. Alguns estão disponíveis na Prime Vídeo (que é da Amazon).

Em cada um dos DVDs há uma faceta desse artista incrível que compõe, interpreta, escreve livros e nos dá tanto orgulho. Bastidores (canções para o teatro), Meus caros amigos ( as parcerias), Uma palavra ( a ligação da música com a literatura) e outros. É uma deliciosa ouvir as criações e Chico contando como elas nasceram.

***

 

NETFLIX

Amor garantido – direção: Mark Steven Johnson- 2020

Essa comédia romântica foi recomendada pelo colega  Paulo Britto,  que assina a coluna "Nossa Jogada" aqui no Portal.

O cliente de um app de namoros, chamado justamente Amor Garantido, procura uma advogada para processar o aplicativo. Motivo: ele já está na 986ª candidata e ainda não encontrou o que a empresa prometeu, ou seja, um grande amor.

Apesar da antipatia pelo cliente, ela aceita defendê-lo para tentar salvar seu escritório que não anda bem financeiramente. Boa diversão para uma tarde chuvosa, principalmente para quem já se deu mal em apps de namoro.

 

Três em um!

Assisti a um suspense espanhol há alguns meses e achei interessante. Agora na Festa do Cinema Italiano escolhi um filme e...era um remake do mesmo. Ontem resolvi dar uma chance para uma produção indiana e...adivinhem? Era outro remake ! Então, escolha o idioma porque a história é mesma. Estão todos na Netflix. Listei pelo ano de produção. O trailer é da versão espanhola.

Um contratempo – Espanha - 2016

A testemunha invisível – Itália - 2018

Bdala – Índia - 2019

Sinopse: O personagem central foi escolhido empresário do ano em Milão. Ele dirige uma BMW, usa um Rolex extravagante, tem uma adorável esposa e filha e, também, uma bela amante. Mas agora ele está em prisão domiciliar, acusado de assassinato após ser flagrado em um quarto de hotel com a amante morta, cujo corpo estava coberto de dinheiro. Uma advogada enviada por um amigo chega na casa dele para conhecer o caso e fazer sua defesa.

Obs.: Na versão indiana, os gêneros se invertem. A acusada é uma mulher e quem chega é um advogado.

_________________________________________________________________________

 

PARA OS CINÉFILHINHOS

Para entreter os pequenos entediados de ficarem em casa...

O chefinho – De volta aos negócios – 3 temporadas

Para entreter os cinefilhinhos durante a quarentena, uma boa pedida é a  3ª temporada da animação O Chefinho. Esta é uma das séries infantis mais bem-sucedidas da Netflix e surgiu a partir do filme O poderoso Chefinho.  É sucesso garantido com a criançada. Disponível na Netflix.

 

Um espião animal – direção: Nick Bruno, Troy Quane – 2019

Nesta animação, Lance Sterling é um super espião, elegante e sofisticado. Ele é convencido pelo inventor Walter Beccket  a tomar uma poção que o deixará "invisível" aos inimigos.  Mas algo dá errado e Lance acaba transformado em um pombo. Nesse novo "corpo" ele continuará tentando a pegar os bandidos. Uma sátira divertida aos famosos filmes de espionagem.

Na versão original, é Will Smith quem faz a voz de lance, na dublada é Lázaro Ramos. Disponível no Telecine/Now/Net.

_________________________________________________________________________

THE END

(*) Fotos reprodução/divulgação

Tags:
cinema séries beijos de cinema arte cultura séries de TV netflix
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Brígida Poli

Brígida Poli

Jornalista, cinéfila desde criancinha e maníaca por séries de TV desde "Os Sopranos". Não se considera crítica de cinema, pois não consegue deixar o coração de lado na hora de avaliar um filme. Adora falar e escrever sobre o assunto e tenta chamar a atenção para as grandes obras cinematográficas que as novas gerações desconhecem. Concorda com o mestre Federico Fellini quando ele disse que "o cinema é um modo divino de contar a vida".

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!