Janeiro 07, 2020

Bolsonaro critica reportagem do Uol e diz que jornalistas são raça em extinção

Bolsonaro critica reportagem do Uol e diz que jornalistas são raça em extinção
Foto: Reprodução/TV Brasil

Nesta segunda-feira, 6, o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa afirmando que os jornalistas brasileiros são ''raça em extinção''. A declaração foi dada na entrada do Palácio da Alvorada. Bolsonaro ainda disse que confia cada vez menos na imprensa e que a leitura diária de jornais envenena e desinforma.

"Quem não lê jornal não está informado, e quem lê está desinformado. Tem que mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extinção", declarou.

"Cada vez mais gente não confia em vocês. E eu quero que vocês sejam, realmente, uma força no Brasil. É importante a informação, e não a desinformação ou o fake news. Perguntar aqui, por exemplo, eu cancelei todos os jornais no Planalto, todos, todos, não recebo mais nem jornal, nem revista. Quem quiser, que vá comprar. Porque envenena a gente ler jornal, a gente fica envenenado", completou.

O ataque foi feito após o presidente criticar uma reportagem do Uol em parceria com a Folha, que apontou o uso de recursos públicos na campanha de Jair Bolsonaro para deputado federal, em 2014.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou uma nota repudiando as declarações do presidente.

Confira a nota na íntegra:

ABI rechaça declarações do presidente da República

O país e o mundo têm sido surpreendidos, a cada momento, por declarações estapafúrdias do presidente da República e de seus auxiliares mais próximos. Até a manhã desta segunda-feira, a mais recente dessas declarações tinha sido a de que os jornalistas são "uma espécie em extinção", que, como tal, deveriam ficar sob os cuidados do Ibama.

O presidente não deve confundir o que talvez seja um desejo oculto seu com a realidade.

Enquanto a informação for uma necessidade vital nas sociedades modernas, e ela será sempre, o jornalismo vai continuar a existir.

E, com certeza, sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia, que, estes sim, tendem a ser engolidos pela história.

 

Paulo Jerônimo de Sousa

Presidente da ABI

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!