Abril 18, 2019

Brasil cai em ranking de liberdade de imprensa da RSF

Brasil cai em ranking de liberdade de imprensa da RSF

Em relação ao ano passado, o Brasil caiu três colocações no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa divulgado hoje, 18, pela organização Repórteres Sem Fronteiras. O país está agora na posição 105.

As eleições presidenciais do ano passado e o assassinato de quatro jornalistas foram os responsáveis pela queda do país. "A eleição de Jair Bolsonaro em outubro de 2018, após uma campanha marcada por discursos de ódio, desinformação, ataques à imprensa e desprezo pelos direitos humanos, é um prenúncio de um período sombrio para a democracia e a liberdade de expressão no país", afirma o estudo.

O Brasil aparece atrás dos vizinhos Chile (46), Argentina (57) e Paraguai (99). De acordo com o relatório, a imprensa brasileira está em uma "situação problemática", classificação que engloba também outros 65 países.

A Noruega lidera o ranking, seguida da Finlândia e Suécia. Contudo, de acordo com o relatório, apenas 24% dos países podem ser considerados em boa situação. No ano passado, 26% dos países ou territórios analisados estavam nessa situação.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários