Julho 11, 2019

BriviaDez debate uso de dados para orientar negócios

BriviaDez debate uso de dados para orientar negócios

O desafio de alinhar a transformação digital ao ambiente dos negócios inspirou a BriviaDez a lançar na terça-feira, 9, em Florianópolis, a série de debates X Hub. A agência reuniu influenciadores, empresários e profissionais de tecnologia para uma noite de debates e troca de experiências. Na primeira edição do encontro, realizada no Impact Hub Beira Mar, o tema data science esteve no centro da roda de conversa.

Para falar sobre o assunto, foi convidado o head of Data Intelligence da BriviaDez, Wagner Cambruzzi. Pesquisador da matéria há mais de dez anos, ele destacou o papel do acúmulo de dados para nortear estratégias e ações de comunicação. "O data science é uma cultura diferente. Ela se apropria de rastros digitais para responder às perguntas de negócios", sintetizou.

Segundo Cambruzzi, é consenso entre as empresas mais inovadoras do mundo que os dados são um elemento decisivo. A principal questão, de acordo com o especialista, é saber se apropriar de soluções que façam as informações potencializarem negócios. "Temos uma infinidade de registros a cada segundo e que, se bem trabalhados, se transformam em tesouro para as organizações", afirmou, completando que essa transformação digital em curso traz um "novo recurso natural".

A partir dessa perspectiva, a empresa pode saber com previsibilidade questões para o futuro e a sustentabilidade do mercado. "Qual o risco de aprovar um financiamento e o cliente não pagar? Quando os geradores da companhia vão quebrar e será necessário reinvestir? Qual a possibilidade de determinada camada social se interessar pelo meu produto a ser lançado na próxima temporada? Podemos saber antes", exemplificou.

O profissional explicou que é necessário um pente-fino para captar o sentimento do consumidor: a ironia, o desejo, a preferência e o descontentamento. "A partir da análise do que as pessoas escrevem no story do Instagram, por exemplo, conseguimos definir o padrão fotográfico de uma campanha de produto", ilustrou. A interpretação informa a leitura exata do motivo do like, da negação e da compra. "É uma ordem: capturar os dados, analisar e pensar na estratégia", citou.

Nesse mindset, o head of Data Intelligence da BriviaDez reiterou que a captação de dados precisa ser transparente e verdadeira, com respeito aos limites públicos e de mercado. Cambruzzi também comentou que a inteligência artificial não substitui a humana, mas a potencializa com direcionamento para a interpretação e tomada de decisões.

Para o CEO da BriviaDez, Márcio Coelho, é preciso compreender que o digital não é uma plataforma, mas uma cultura recente – embora consolidada – de comportamento humano. "Há muito pouco tempo, o WhatsApp entrou na nossa vida. Hoje, quem consegue deixar de lado essa presença na rotina?", questionou.

O executivo complementou que essa fase de transformação global exige reflexões sobre estratégia, experiência e materialização da oferta de serviço. "Precisamos experimentar esse aprendizado, olhando para várias plataformas. A tecnologia, aliada à criatividade, tem uma força poderosa e necessária para engajar e construir valor para as marcas", afirmou.

Coelho lembrou que, a partir de agosto de 2020, passa a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados, que garantirá mais transparência ao processo. Mesmo com mais restrições, o uso de dados para orientar negócios é irreversível. "O que as pessoas consomem, como consomem e qual a razão do consumo? Há uma série de variáveis e de insights que o serviço de data science assegura e antecipa ao investir nesse processo de transformação digital", defendeu.

A prática itinerante terá mais eventos no segundo semestre de 2019. Focado em moda, a próxima edição também deve ocorrer em Santa Catarina, graças à força da indústria têxtil. Depois, a parada será em Portugal, em novembro, ocorrendo em paralelo ao Web Summit, uma das maiores e mais respeitadas conferências tecnológicas do mundo.

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Redação Making Of

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