Setembro 02, 2020

Cai investimento em mídia no 1º semestre, segundo Cenp-Meios

Cai investimento em mídia no 1º semestre, segundo Cenp-Meios
Reprodução

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou nesta quarta-feira, 2, os dados do Cenp-Meios relativos aos investimentos em mídia no Brasil para o primeiro semestre de 2020. Os números refletem os efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado.

Os dados mostram um total de R$ 5,7 bilhões investidos no período – 30% menor que o aferido no primeiro semestre de 2019, quando R$ 8,2 bilhões foram aplicados.

Todos os oito meios monitorados apresentaram quedas nas comparações dos primeiros seis meses de 2019 com os de 2020. Com todas as salas fechadas, quem mais perdeu foi o Cinema (63%), em seguida vem Revista (47%), Jornal (-46%), TV por assinatura (-42%), OOH (-39%), TV aberta (-29%), Rádio (-28%) e Internet (-23%).

Apesar de o prejuízo do Cinema ter sido percentualmente alto, a TV aberta foi a que mais perdeu em valores e teve menos de R$ 1,2 bilhão investidos em 2020 se comparado ao mesmo período de 2019.

Em termos de share, a participação da TV aberta cresceu de 53,7% para 55% do bolo. E a da internet subiu de 20,2% para 22,4%. Por outro lado, a mídia OOH caiu de 10,9% para 9,4% do total. E a TV por assinatura também recuou share de 6,8% para 5,7%.

Vale informar, porém, que o levantamento de 2019 continha 218 agências contra 213 neste ano.

Confira a íntegra da tabela:

MEIO

Valor Faturado

Share (%)

     

Cinema

 R$                             13.049,00

0.2%

Internet

 R$                        1.278.876,00

22.4%

Jornal

 R$                           115.441,00

2.0%

OOH/Mídia Exterior

 R$                           539.006,00

9.4%

Rádio

 R$                           266.588,00

4.7%

Revista

 R$                             37.479,00

0.7%

TV Aberta

 R$                        3.144.474,00

55.0%

TV por Assinatura

 R$                           325.597,00

5,70%

TOTAL

 R$                        5.720.510,00

 

Com informações de M&M e Propmark.

Tags:
marketing
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários