Novembro 24, 2019

CATIORRINEOS

CATIORRINEOS
4 Luv of Dog Rescue/Divulgação

Uma cervejaria, uma ONG, e uma ação de marketing social que tem repercutido muito nos Estados Unidos. Tudo começou com um voluntário de uma ong que acolhe animais abandonados. Ele pensou em uma maneira diferente de incentivar a adoção de animais abandonados e convenceu a Fargo Brewing a adesivar a tradicional pilsen da empresa com fotos de bichinhos à espera de um lar (foto). São todos animais com dificuldade de socialização, ou problemas de saúde. Além da foto do animal, a lata traz informações sobre a vida do bichinho.


4 Luv of Dog Rescue/Divulgação

A ação começou em outubro e terminou no começo de novembro com uma feira de adoção - dentro de lojas da Fargo. Diversos animais foram adotados. Infelizmente Hobie, o cão da foto, não teve a mesma sorte.

________________________


SANGUE BOM


Mutum – Ignorus/Divulgação

Outro exemplo mais próximo de como o ramo de bebidas pode fazer ações bacanas de marketing social: em Curitiba um bar de cervejas vai servir bebida de graça para quem for doador de sangue e estiver com a carteirinha de doação em dia. A ação é na próxima terça-feira (26), e marca o dia nacional do doador. Vão ser 80 half pints de Mutum Cavalo (foto), uma American IPA da também paranaense Ignorus.

________________________



PEGADA ECOLÓGICA


E6RP/Divulgação

A coluna mostrou em novembro do ano passado que a cervejaria mexicana Corona passou a usar material biodegradável para unir packs de cerveja. Agora um pouco mais de informação sobre a tecnologia: o material é resultado de muita pesquisa de uma start-up norte-americana. A E6PR (foto) foi fundada em 2017 e, na prática, usa materiais orgânicos para produzir uma liga semelhante ao plástico – só que biodegradável e inofensiva, caso consumida por peixes ou tartarugas.

As norte-americanas Saltwater Brewery e Guiness já tem usado o material, que conquistou empresas de bebidas de outros treze países. No vídeo dá para entender melhor a lógica do negócio e o processo de produção.

A redução do uso de plástico e a busca por materiais menos poluentes parece estar mobilizado a indústria de bebidas mundo afora. Na Carlsber a aposta é uma garrafa de papelão; já a Patagônia, da Argentina, criou uma embalagem também de papelão, produzido com madeira de reflorestamento.


Heineken/Divulgação

A próxima a ingressar nesse movimento é a Heineken do Reino Unido que até 2021 vai substituir embalagens de plástico por papelão reciclável. O cálculo é de que, com a mudança, a companhia deixe de utilizar aproximadamente 517 toneladas de plástico por ano.

________________________



PRESENTÃO


ITV/Reprodução

O apresentador de um dos principais programas da TV britânica foi surpreendido com um “senhor presente”. Durante a apresentação do Good Morning Britain, Piers Morgan recebeu uma garrafa de vinho Pètrus, avaliado em R$ 218 mil (foto). O vinho da safra 1982 é considerado um dos melhores do mundo e foi um presente dos diretores do programa, pelo trabalho realizado pelo apresentador ao longo do ano.

________________________

 

LANÇAMENTO


Vitória Régia/Divulgação

Um dos primeiros produtores nacionais a surfar a onda do gin está lançando um novo produto no mercado. O Vitória Régia (foto) agora tem uma versão rosé. O dry gin é produzido somente com ingredientes orgânicos e leva zimbro, cardamomo, pimenta jamaica, coentro e limão, hibisco, cranberry e blueberry.

________________________

 

DE CARA NOVA


Lohn Bier/Divulgação

A catarinense Lohn Bier está comemorando os cinco anos de fundação, cheia de novidades... Primeiro foi a atualização da logomarca (foto). Depois veio o lançamento da Gravity Brut IPA, em garrafas long neck e, mais recentemente, foi a parceria com a rede Mestre Cervejeiro para produzir uma Brown Ale com apoio do norte-americano Pete Slosberg, um dos ícones da revolução cervejeira daquele país. Na prática a cerveja é uma releitura de uma receita de 1986. A produção começou em outubro e o produto já chegou às lojas da franquia, como dá pra conferir nos vídeos publicados nas redes sociais.

A propósito, a Lohn planeja fechar 2019 com produção de 200 mil litros/mês, um crescimento de 30% em relação a 2018.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Como jornalista – e descendente de italianos – pode conhecer em detalhes a rotina de cantinas e alambiques que produzem vinho colonial e cachaça no Oeste do estado. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!