Dezembro 08, 2017

CBN Diário cede horário do debate esportivo

A presença em Florianópolis do jornalista Carlos Alberto Sardenberg acabou criando uma dificuldade operacional para a rádio CBN Diário.

Ocorre que ele apresenta do meio-dia às duas horas da tarde programa em rede nacional, menos na capital catarinense onde às 13 horas vai ao ar o Debate Diário, tradicional programa esportivo no ar há quase 25  anos. Para aproveitar a folga por aqui e manter seu programa, Sardenberg usou estúdio da CBN local e a fim de evitar constrangimentos a emissora decidiu alterar o Debate Diário: ontem foi ao ar às 14 horas e hoje simplesmente não foi apresentado.

Essa é uma antiga reivindicação do jornalista, que tem casa em Florianópolis, e ajuda a pressionar para que o programa esportivo seja removido do horário que o consagrou. A cessão do espaço nos dois últimos dias, por isso, é um precedente que pode custar a CBN Diário a perda de vez do horário local, conquistado em longas negociações com a diretoria da rede em São Paulo.

  • Eleições e internet

O presidente do Tribunal Superior Eletoral, Gilmar Mendes, não desistiu do desejo de monitorar a internet durante o processo eleitoral. Ele está discutindo o assunto inclusive com a inteligência do Exército, para evitar que surjam noticias falsas (“fake news”) como na última eleição americana.

Assusta um pouco saber claramente que estão monitorando o que se escreve aqui, mas diante do que já aconteceu no Brasil em 2014 é indispensável tirar do ar aquilo que é feito com a intenção de sabotar candidaturas. Há gente especializada em produzir fake news e ganhando muito dinheiro, sob o título de marqueteiros, para destruir currículos. O processo de identificação é complicado, mas não difícil. Então que haja um grupo plenamente identificado monitorando tudo e os internautas que monitorem a eles.

*Claiton Selistre é jornalista.     

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!