Setembro 13, 2018

Cenário nacional: O desligamento do sinal analógico de TV em outras regiões do Brasil

Cenário nacional: O desligamento do sinal analógico de TV em outras regiões do Brasil

Santa Catarina vive a expectativa para o desligamento do sinal analógico de TV ainda em 2018 nas regiões de Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul, com previsão de ocorre em 5 de dezembro. Enquanto isso, em outras regiões do Brasil, o processo segue a todo vapor e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações espera completar em outubro o desligamento em todas as capitais.

“Estamos encerrando a primeira etapa que leva a TV digital a todas as capitais e às grandes cidades brasileiras”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. “Faltam apenas três capitais que até o final de outubro desligarão o sinal analógico, quando teremos todas as capitais exclusivamente com o sinal digital”, completa.

Em agosto, houve o desligamento do sinal analógico de TV em Macapá, Porto Velho, Palmas e Cuiabá. Essas cidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, ao contrário de Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR), como destacado pelo ministro Kassab, que tinham o desligamento também previsto para ocorrer em agosto, mas que acabou sendo adiado para o dia 31 de outubro. “Um município onde 90% dos cidadãos estão plugados à TV digital nos leva a ter a tranquilidade de fazer o desligamento, pois mostra que a cidade já está preparada”, relembra o ministro.

Pelo calendário, além do dia 31 de outubro, em 2018 aconteceram desligamentos nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordena o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), mais de 50% dos domicílios brasileiros já contam com acesso ao sinal digital. Hoje, cerca de 105 milhões de brasileiros têm acesso a TV digital e a previsão é que até 2023 o sinal analógico seja desligado nas outras cidades do país.

 

Próximos desligamentos do sinal analógico de TV em Santa Catarina em 2018

Data do desligamento: 5 de dezembro de 2018

Agrupamento: Blumenau

Municípios incluídos: Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves, Pomerode.

Agrupamento: Jaraguá do Sul

Municípios incluídos: Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder.

Agrupamento: Joinville

Municípios incluídos: Araquari, Balneário Barra do Sul, Joinville, São Francisco do Sul.

 

Saiba mais sobre a série Agora é TV Digital

Acompanhe a série Agora é TV Digital no Portal Making Of.

Conteúdo produzido por Alexandre Gonçalves, especial para o Portal Making Of

Tags:
TV Digital TV HD Agora é TV Digital ACAERT Portal Making Of
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!