Outubro 18, 2019

Cinema gratuito revive aventura histórica em Santa Catarina

Cinema gratuito revive aventura histórica em Santa Catarina

A saga do navegador Aleixo Garcia depois de um naufrágio ocorrido no litoral de Santa Catarina acabou se transformando numa grande história que muitos catarinenses nem conhecem. E a oportunidade de ficar por dentro dessa que é considerada uma das maiores aventuras experienciadas por um europeu em solo brasileiro nos tempos das grandes navegações chega, agora, com um curta assinado pela cineasta Carolina Borges de Andrade.

“De Meiembipe a Chuquisaca: a descoberta do Império Inca”, está com uma agenda de apresentações públicas e gratuitas em outubro, a primeira na UFSC e a segunda na UDESC, nos dias 18 e 21. As sessões são oferecidas como contrapartida social pelo recurso público recebido pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cinema - FCC que viabilizou a produção do filme.

A história ​começa ​no verão de 1516, quando Aleixo Garcia, um dos sobreviventes do naufrágio de uma embarcação espanhola em Meiembipe, atual ilha de Santa Catarina, percorre a pé, na companhia de centenas de guaranis, a principal transcontinental indígena do Cone Sul, o Peabiru, que se conectava ao Khapac Ñan, a rede de estradas incaicas, na Cordilheira dos Andes. O encontro de Aleixo Garcia com os incas desencadeou uma verdadeira “corrida da prata”, com Florianópolis no epicentro dessa aventura, antes da colonização oficial do Brasil por Portugal.

Na paralela das exibições gratuitas em outubro, o filme inicia o circuito de festivais com a seleção oficial para o 9º Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú, que ocorre de 21 de novembro a 1º de dezembro.

Tags:
entretenimento shows eventos festas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!