Janeiro 11, 2019

Começando o ano bem: analise o seu último ano e projete seus próximos cinco anos

Começando o ano bem: analise o seu último ano e projete seus próximos cinco anos

Por Juliana Proserpio*

No dia 1 de janeiro de 2018 pausei as férias e comecei a fazer um exercício para projetar minha vida nos próximos cinco anos. Foi a melhor coisa que poderia ter feito. Os designers são pessoas genuinamente otimistas, e isso é raramente mencionado. Mas nós temos que ser. Nós nunca sabemos exatamente para onde estamos indo, mas temos uma visão. Nós não sabemos como chegar lá, mas nós arregaçamos as mangas e sabemos que de alguma forma nós vamos chegar lá.

Como criadores do futuro, sabemos que a possibilidade é uma certeza e o que você pode fazer a partir da possibilidade, é um trabalho a ser feito. E se pudéssemos também projetar nossas vidas? E se pudéssemos unir a intenção com o acaso? E se pudéssemos explorar as possibilidades de nossos futuros desejáveis?

Gostaríamos de desejar boas vindas a 2019 com este exercício maravilhoso que aprendemos com Bill Burnett e Dave Evans no livro "O Design da Sua Vida".

 

Exercício de planejamento da Odisseia

O que: Projete 3 versões diferentes dos próximos cinco anos.

Por que? Muitas vezes acreditamos que apenas temos uma vida à nossa frente. Compreender que temos o potencial de explorar diferentes possibilidades de futuro, podem nos ajudar a esclarecer qual caminho escolher.

Ok. Você deve está se perguntado: "Por que diabos eu preciso projetar três versões dos meus próximos cinco anos?"

O futuro é apenas uma percepção do que pode se tornar. Ainda não é uma realidade, e por não ser uma realidade, o ideal é explorar caminhos diferentes. A teoria por trás de cenários futuros diz que não há um futuro, mas muitas possibilidades que podem se desenvolver. Os autores Bill e Dave escrevem no livro "Não há uma única ideia para sua vida. Há muitas vidas que você poderia viver feliz e produtivamente".

Como: O Planejamento da Odisseia é uma representação gráfica de três possíveis vidas alternativas que você pode viver nos próximos cinco anos.

Seu primeiro plano da Odisseia deve ser algo que já está em rota. O que é mais óbvio. O segundo plano é algo como um plano B. O terceiro plano é o mais louco. Imagine que você não tem restrições, você tem todo o dinheiro e recursos no mundo.

E então, o que você faria?

*Juliana é co-fundadora da Echos Laboratório de Inovação.

Tags:
artigos opinião especialistas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários