Outubro 07, 2020

Coronavírus virou desculpa para jornalismo chapa-branca

Coronavírus virou desculpa para jornalismo chapa-branca
Reprodução

Há algumas semanas, registramos aqui que as coberturas esportivas – reportagens diárias e em jogos – estavam sendo feitas pelos clubes. Diante dos cuidados com a pandemia, do aumento de espaços nas rádios e redução das equipes, as emissoras estão dependentes das assessorias de imprensa para fechar programas.

Ontem, 6, o jornalista Sergio Murilo de Andrade registrou nas redes sociais, com muita repercussão, que o mesmo está ocorrendo com a cobertura diária dos candidatos à Prefeitura de Florianópolis pela TV. Na NSC, por exemplo, as imagens do candidato Gean Loureiro, visitando obras, foram cedidas pela Prefeitura. Igualmente as imagens de Angela Amin e Pedrão pelas assessorias.

Ou seja, definindo melhor, é a velha informação chapa-branca, oficial, sem direito a contradição pelo repórter. É quase uma antecipação do horário eleitoral gratuito que está por começar.

As perguntas que surgem são: qual o sentido dessa apresentação oficial dos principais candidatos? Por que abrir mão de fazer jornalismo? Isso fará parte do novo normal?

Não há deficiência de estrutura que justifique repassar o conteúdo editorial para terceiros e colocar na conta da pandemia. Mas se, apesar de tudo, continuar sendo feito, o telespectador deve ser informado sobre a procedência do que está vendo em sua tela. Que a sua emissora abriu mão do jornalismo.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!