Maio 15, 2020

De casamentos a compra de imóveis on-line, SC é destaque no país

De casamentos a compra de imóveis on-line, SC é destaque no país

Na foto, o tabelião catarinense Guilherme Gaya lavrou a primeira escritura de imóveis feita a distância no Brasil

Em tempos de migração de tudo para o universo on-line, Santa Catarina foi destaque nacional ao realizar, em abril, a primeira escritura de imóveis totalmente a distância no Brasil, com as partes reunidas por videoconferência, na compra de um apartamento por um casal de Joinville.

Mesmo com o atendimento presencial ao público, prestado com todas as medidas de segurança, a videoconferência para atos de cartórios continua sendo utilizada: no último mês, foram 24 escrituras, procurações, reconhecimentos de firma e atas notariais firmadas de forma totalmente on-line em Florianópolis e São José, e quase 200 em todo o Estado.

A maior procura é por pessoas que estão em grupos de risco, mas o serviço continua sendo oferecido para quem desejar, e não há custos adicionais. A inovação foi possível graças a uma plataforma on-line criada pelos cartórios do Estado quando a quarentena ainda não permitia a abertura das serventias, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil (CNB/SC) e com previsão no Provimento 22 da Corregedoria-Geral da Justiça.

Além desses, muitos dos serviços dos cartórios também podem ser feitos a distância. Por videoconferência (que é a inovação implementada na quarentena, mas que veio para ficar) podem ser firmados escrituras de compra e venda de imóveis, casamentos, uniões estáveis, reconhecimentos de firma, escrituras de doação, escrituras de declarações, procurações para bancos, procurações para administração de empresas, procurações para venda de veículos e atas notariais.

E em plataformas on-line que já existem há anos podem ser solicitados, sem precisar sair de casa, certidões de registro civil, protesto, testamentos, inventários e ser feita uma pesquisa completa sobre certidões de imóveis.

Vale lembrar que Santa Catarina foi Estado pioneiro em implementar, há alguns anos, o selo digital fiscalizador em todos os mais de 600 cartórios, um processo que garante mais segurança e permite ao usuário conferir a autenticidade de um documento de forma on-line, e que só foi possível pelo avançado nível de informatização, sistemas e digitalização de documentos nas serventias.

Quem quiser saber mais sobre como utilizar serviços a distância pode consultar tudo no site da Anoreg/SC: https://bit.ly/2Wzrktu

*****

 

A dona do bom gosto

Nossa premiadíssima arquiteta Juliana Pippi é quem sopra as velinhas amanhã. Feliz aniversário, Ju querida!!!

*****

 

Lançamento

O professor e advogado Alexandre Waltrick Rates lança nesta sexta-feira, 15 de maio, sua mais nova obra “O licenciamento ambiental nos municípios catarinenses como instrumento efetivo para a boa gestão dos recursos do meio ambiente”. O livro, editado pela Habitus, apresenta o licenciamento nos municípios como alternativa importante para superar, entre outros, a crise econômica. Dica importante, especialmente, em tempos de pandemia e de recessão.

*****

 

Clássicos do Rock 

A décima transmissão dos Recitais Virtuais da Camerata Florianópolis acontece neste sábado (16), às 17h, e traz a participação do vocalista Rodrigo "Gnomo" Matos, acompanhado do pianista Marcos Rocha. Em um repertório repleto de clássicos do Rock, com arranjos para voz e piano, a transmissão acontece no canal da orquestra, dentro da plataforma 30Play, idealizada pela produtora catarinense 30 Por Segundo.

Depois da oitava transmissão, que aconteceu na última terça-feira (12), com o Duo Pimentel-Faig, a Camerata entrou na 2ª fase de seus Recitais Virtuais. A partir de agora, as contribuições para o financiamento coletivo acontecem em novo link: https://bit.ly/3fQTyaX

Dentre as nove apresentações já realizadas, diferentes estilos musicais aparecem nos repertórios. Tango, MPB, árias de ópera, música clássica, trilhas sonoras do cinema e, agora os clássicos do rock, são alguns dos temas que figuram na seleção. Os Recitais trazem ainda um atributo característico do trabalho da orquestra: a proposta de aliar o popular ao erudito, em uma mescla de estilos.

Para participar dos Recitais Virtuais da Camerata é necessário realizar uma contribuição no financiamento coletivo da orquestra, na plataforma Kickante, através do link: https://bit.ly/3dIu2U3

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!