Maio 04, 2019

De volta! Junto com a história dos 55 anos do Lindacap!

De volta! Junto com a história dos 55 anos do Lindacap!

 

 

Considerado um dos restaurantes mais tradicionais da capital, o Lindacap já recebeu personalidades e políticos de todo país.
Pelas suas mesas foram selados grandes acordos políticos, concretizados importantes eventos, grandes negócios e saboreados pratos típicos de nossa região, como o marreco recheado, que por mais de cinco décadas continua sendo o "carro chefe" da casa.

Em 1964, o humilde garçom Alindo Bortolotti, foi convidado a administrar o Lindacap, que pertencia ao dono da Gruta Azul, de Blumenau. Depois de um período, tornou-se sócio do restaurante e na década de 70 passou a ser o seu único dono. Eram tempos difíceis em que ele, sua esposa e seus cinco filhos chegaram a morar no depósito para conseguir manter o negócio.

Com garra e determinação, Alindo foi à luta e conseguiu fidelizar seus clientes. O filho do empreendedor Silvio Roberto Bortolotti relembra que, quando o pai assumiu o restaurante, poucas famílias tinham o hábito de fazer suas refeições fora de casa.

Para conquistar clientes, Alindo ia ao centro histórico e convidava as pessoas para comerem de graça e assim conhecer o trabalho dele. "Clientes que tinham dificuldades de chegar por causa do acesso precário nos dia de chuva, eram buscados por meu pai na Ponte Hercílio Luz e levados sob guarda-chuva até o local. Se alguém quisesse um charuto diferente que o restaurante não oferecia, era prontamente atendido: enquanto o cliente almoçava, o charuto era providenciado", comenta Silvio que passou a administrar em 1990.

Os 55 anos de história também foram marcados por grandes desafios. Em 5 de janeiro de 2000, um incêndio causado por um curto-circuito, destruiu completamente o local. Silvio passou alguns meses em depressão, mas com a força da sua esposa e sua filha, reergueu-se.

Ainda naquele ano resolveram criar um serviço de delivery Lindacap Express. A divulgação feita por meio da distribuição de panfletos por ele, sua esposa e sua única filha, foi uma surpresa. "Depois de uns 20 dias o delivery se tornou um sucesso", lembra Silvio, com entusiasmo. O serviço nascido de uma adversidade foi mantido mesmo após a reabertura do espaço.

Hoje o restaurante já está na terceira geração da família. Atualmente quem administra é a neta de Alindo - Caroline Bortolotti De Pellegrini – filha de Silvio - que passou sua infância correndo por entre as mesas do Lindacap. "É um desafio diário manter a tradição e a qualidade geradas pelo meu avô, que, sem muita instrução, construiu um referencial em gastronomia, seguido pela atuação de meu pai, que conseguiu manter as portas abertas sempre no mesmo endereço", destaca a administradora - gestora de uma equipe com 30 funcionários.

Hoje quem corre por entre as mesas do restaurante são os bisnetos de Alindo - netos de Silvio - filhos de Carol, os gêmeos Sophia e Gustavo, de quatro anos. Se depender da tradição familiar, essa história de sucesso deve continuar por muitos e muitos anos...

 

Abaixo, um breve bate papo com Carol Bortolotti, terceira geração à frente do Lindacap 


Como é pra vocês atingir esse marco de 55 anos de história em Florianópolis?

É muito gratificante para nós, a certeza de que com muito trabalho,determinação e uma família unida, é possível  chegar mais longe.

 

Como foi atravessar tantos momentos de mercado, de crises a novidades na cidade, concorrência e até o próprio incêndio?

Tudo é muito difícil no nosso mercado. É preciso se adequar às situações inesperadas, às novidades, e estar atento à concorrência o tempo todo, além de manter uma equipe fiel e a família unida. 

 

Qual é o segredo para manter o sucesso em todos esses anos?

Qualidade, qualidade SEMPRE!!!


Como funciona o sistema da casa? O forte de vocês ainda é o buffet?

Sim, nosso Buffet é famoso pela qualidade e variedade, mas trabalhamos também com a la carte, delivery e eventos.


Qual o diferencial do Lindacap?

O nosso principal diferencial além da qualidade é o atendimento dispensado aos nossos clientes. 


Quais celebridades já passaram pela casa?

Impossível mensurar todos os nomes, mas alguns já tivemos o prazer de ter em nossa casa, estrelas como Xuxa, Pelé, Vera Fischer, Guga Kuerten, Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Zé neto e Cristiano, Luciano Szafir, e outros diversos artistas, atletas e políticos.


 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!