Setembro 07, 2019

DEGUSTAÇÃO NA SERRA DO MAR

DEGUSTAÇÃO NA SERRA DO MAR
Serra Verde Express/Divulgação

Considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, o roteiro entre Curitiba e Morretes terá um diferencial neste sábado (07). A descida pela Serra do Mar vai ser acompanhada por tábuas de frios e degustação de vinhos.

O roteiro foi idealizado pelo empresário curitibano Raphael Zanette, e segue os moldes do Beer Train (organizado pela Bodebrown e já noticiado aqui pela coluna). O agora nominado Trem Del Vino! vai permitir a degustação de quatro rótulos da América do Sul e da Europa: Ramanegra Estate Blend (Argentina), Las Veletas Blend Petit Verdot e Cabernet Franc (Chile), Exopto Bozeto Rioja (Espanha) e Invetro Renieri (Itália).

A saída é às 09h30min na RodoFerroviária de Curitiba e na chegada a Morretes os participantes vão ser recebidos com um almoço típico: barreado e pratos à base de frutos do mar. O retorno, também incluso no pacote, é de ônibus. O passeio custa R$ 345 e é limitado a 40 participantes. As reservas podem ser feitas pelo site do passeio, no telefone (41) 98867-8022 (WhatsApp) ou também por e-mail.

__________________

 

ÓLEO DE MOTOR 


Engine/Divulgação

A cara é de lata de óleo de motor. Mas não se engane. O conteúdo é um gin 100% orgânico e muito elogiado pelos consumidores. O Engine (foto) é uma criação italiana, inspirada no mundo das oficinas, motores, motos e veículos de corrida. A ideia é do empresário Paulo Dalla Mora que empregou na fórmula zimbro, sálvia da Ligúria, limão da Costa Almafitana, raízes de alcaçuz, rosa de damasco e água dos Alpes.

A embalagem, como dá para perceber pela foto, é um capítulo à parte: uma lata de metal com tampa de rosca. “Achei adequado uma identidade mais 'suja', inesperada, capaz de distorcer completamente a estética dos gins, que se torna cada vez mais límpida, pura e limpa”, conta o empresário. A produção ainda é pequena e a comercialização está sendo feita regionalmente por uma distribuidora italiana.

__________________

 

INGREDIENTE INUSITADO


Pickering's Gin / Divulgação

Outro lançamento curioso é um gin com sabor de couve de Bruxelas (foto). A criação inusitada é da escocesa Pickering´s Gin, que usou 100 quilos de couve na destilação de um pequeno lote da bebida. A empresa diz que (acredite) o gin ficou com um sabor "surpreendentemente doce", com notas de noz, pimenta e ervas.

A embalagem também é um capítulo à parte: uma pequena garrafa arredondada que pode ser usada como decoração na árvore natalina. O kit com seis variedades curiosas de gin custa 30 Libras (aproximadamente R$ 150) e pode ser adquirido pela internet. Em 2016, quando foi ofertado pela primeira vez, o gin com embalagem em forma de bola de natal se esgotou em menos de 2 minutos. O lucro da ação vai ser revertido para um asilo escocês.

__________________

 

TENDÊNCIA


Dádiva/Divulgação

A coluna vem informando há algum tempo sobre uma mudança percebida pela indústria de bebidas: a queda no consumo ou a substituição por produtos com menor ou nenhum teor alcoólico. Mais dois lançamentos mostram que a tendência começa a ser sentida por aqui também. A paulista Dádiva está lançando uma Golden Ale com 0% de teor alcoólico (foto), focada em atender consumidores que tenham restrição ao álcool, gestantes ou pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. No processo de produção a empresa não usou levedura cervejeira (substituiu a Sacharomyces pela Pichia), para garantir uma bebida com aroma e sabor marcantes e com um amargor um pouco mais destacado, por conta do dry hoping final.

Outro lançamento do gênero é da mineira Wäls, que produziu uma variação da Session Citra, com 0% de teor alcoólico. A Session Free é aromática, refrescante e com um amargor destacado. Curioso foi o evento de lançamento, em Belo Horizonte. A cervejaria serviu a Session IPA normal para metade dos convidados e a zero álcool para a outra metade. Só depois é que informou a brincadeira. O lançamento da Session Free integra as ações do Dia da Responsa da Ambev que pretende conscientizar o público sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Os mais de 30 mil funcionários do conglomerado vão percorrer 1 milhão de bares no Brasil nos próximos dias.

__________________

 

CURTAS

- A produção italiana de vinho deve registrar este ano uma queda de 16%. A produção de uva diminuiu e o volume beneficiado pode cair de 55 para 46 milhões de hectolitros, calcula a Unione Italiana Vini. Apesar da colheita ser menos generosa, a Itália deve se manter como maior produtor mundial da bebida à frente da França (43,4 milhões de hectolitros) e Espanha (40 milhões de hectolitros).

- Pomerode recebe desde ontem (05) a 3ª edição da Bierfest. São 16 cervejarias de nove cidades do estado com opções de gastronomia e música. O evento segue até domingo no Centro Cultural da cidade, sem cobrança de ingresso.

- Organizadores do Festival da Cerveja Artesanal, que ocorre em Urussanga de 13 a 15 de novembro, fazem uma prévia do evento já neste sábado. É na praça Anita Garibaldi, logo após o desfile da Independência. Além de diversas cervejarias regionais, diversão para as crianças e food trucks.

- Cervejeiros de todo estado participam nesta sexta (06) e sábado (07) do Congresso Técnico da Associação Catarinense de Cervejeiros Caseiros (Acerva/SC). São dois dias de palestras, feira de produtos e equipamentos, e degustação de cervejas parceiras. O evento ocorre no SESC Cacupé, em Florianópolis.

- Entre os inúmeros lançamentos de produtos, o festival Mondial de La Biere (que começou na quarta-feira (4) no Rio de Janeiro) está sendo marcado pela apresentação da Rota Cervejeira paulista. A Secretaria de Turismo do estado (liderada pelo catarinense Vinícius Lummetz) organizou e está promovendo cinco roteiros distintos: Capital e região; Campinas e região; Sorocaba; Serra da Mantiqueira e Ribeirão Preto. O mapa, com informações adicionais, está abaixo.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!