Agosto 15, 2019

Depois da Alemanha, Noruega paralisa repasses para Fundo Amazônia

Depois da Alemanha, Noruega paralisa repasses para Fundo Amazônia
Reprodução

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, anunciou hoje, 15, a suspensão dos repasses de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, que seriam destinados ao Fundo Amazônia.

A informação foi dada pelo jornal norueguês "Dagens Næringsliv", que lembra que o país nórdico colabora há dez anos em iniciativas para conter o desmatamento na Amazônia. Desde a criação do Fundo, a Noruega doou 8,3 bilhões de coroas norueguesas, ou cerca de R$ 3,69 bilhões, para a iniciativa — o equivalente a 95% dos recursos obtidos até agora. O volume dos repasses varia de acordo com a área desmatada.

A suspensão do repasse é uma represália às mudanças na formação do Comitê Orientador do Fundo Amazônia. "O Brasil rompeu o acordo com a Noruega e a Alemanha desde que o país fechou a diretoria do Fundo Amazônia e o Comitê Técnico. Eles não podem fazer isso sem acordo com a Noruega e a Alemanha", ressalta Elvestuen.

A Alemanha já havia anunciado o corte de repasses ao Brasil, mas a projetos de preservação da floresta que não estavam ligados ao Fundo Amazônia. O governo brasileiro reagiu afirmando não precisar do dinheiro do país europeu. Com informações de O Globo.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!