Junho 10, 2019

É preciso superar a crise entre clubes e mídia

É preciso superar a crise entre clubes e mídia

É preciso retomar logo as boas relações entre imprensa e os clubes de futebol da capital. Nas últimas semanas, o ambiente ficou carregado, as conexões foram interrompidas e as partes passaram a se comunicar por releases, notas oficiais de protesto e repúdio.

Não se sabe ao certo onde as desavenças começaram. Há percepção nos clubes de que alguns comentários saem do âmbito desportivo e viram críticas pessoais, títulos de jornal as vezes são mal feitos e gente não preparada emite opinião.

No Figueirense, discussões sobre finanças levaram a longos debates internos que acabaram vazando. Foi quando o superintendente e vice-presidente foram demitidos pelo atual presidente, que vinculou-os a funcionários do grupo NSC. Entre eles, a apresentadora do Globo Esporte, que está até agora fora do ar.

O Avaí, quase no mesmo momento, lançava sua primeira nota oficial reclamando dos veículos impressos da NSC por manchetes "direcionadas e depreciativas" contra o clube. Sábado passado, emitiu outra nota, por conta de um repórter de Chapecó, que "desejou" que o time fosse desclassificado na série A.

O Avaí não aceitou o pedido público de desculpas da empresa. Na mesma tarde foi apoiado em "nota de repúdio" do Figueirense, contra os "ataques e perseguições" dos veículos de comunicação.

Está na hora do desentendimento ser interrompido, recolocando futebol e mídia nos seus devidos lugares. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, com a Associação de Cronistas Esportivos, poderia reunir-se com presidentes de Figueirense, Avaí e da NSC, e quem mais for preciso, para zerar o processo. No mínimo recuperar a falta de diálogo entre as partes.

Cabe a mídia elevar o padrão de gestão das duas equipes esportivas, para evitar novos problemas por erros banais. E aos clubes, voltar os esforços para bons resultados dentro de campo. Afinal, é o que todo mundo quer, porque é bom para todos.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!