Outubro 03, 2020

Eleição com candidatos de mais, espaço de menos

Eleição com candidatos de mais, espaço de menos

A pandemia da Covid-19 e o grande número de candidatos vão limitar bastante a cobertura da grande mídia das eleições em primeiro turno. As entrevistas de estúdio, por exemplo, foram desaconselhadas pelas grandes redes para evitar contágio. E os debates se tornam inviáveis pela quantidade de pretendentes: em Joinville, 15; em Blumenau, 12 em cada, Florianópolis, 10, para citar alguns.

A Rede Globo orientou as afiliadas para que, se quiserem fazer debates, convidem apenas os quatro candidatos mais citados nas pesquisas, desde que os demais concordem. Há pouca chance de acordo, obviamente. O SBT e a ND não farão debates e optaram por entrevistas individuais neste primeiro turno.

A Band, que tradicionalmente realiza o primeiro debate na Capital, já desistiu da empreitada, diante das dificuldades operacionais. Vamos ver o que as demais encaminham nas tratativas, mas é muito provável que só vão ocorrer em caso de segundo turno.

Quanto ao horário eleitoral gratuito, aquilo que mexe na programação das rádios e TVs, começa em 9 de outubro - 60% do tempo para candidatos a prefeito e o restante para vereadores. Até lá, estamos livres.

 

Propaganda irregular

O cidadão pode participar mais ativamente na vigília pelo bom andamento da propaganda eleitoral – de candidato ou partidos. Qualquer irregularidade pode ser informada direto ao Ministério Público Eleitoral, através do aplicativo Pardal.

Sem dúvidas, uma boa janela para a democracia.

 

Bom de bola

É difícil fazer programa esportivo no rádio ou na TV nesta época de limitações, sem apelar só para os abraços enviados aos fãs do WhatsApp. Menos para o pessoal do CBN Diário Esportes, que toca com leveza o espaço às quatro horas da tarde, apresentado por Janniter De Cordes.

A fórmula é encaminhar perguntas ao comentarista Rodrigo Faraco e manter uma conversa descontraída entre eles e os repórteres. Acabaram por adotar o horário difícil para o público esportivo que tem compromissos no meio da tarde.

 

Japonês

Uma espiadinha na poderosa televisão japonesa NHK, sábado à noite, e uma constatação: lá, onde a limpeza e a higiene são seculares e a Covid-19 é combatida com disciplina, surge a dúvida se estariam desrespeitando as medidas de distanciamento. Ali, na tela em imagem 3D (para os aparelhos deles), os apresentadores estão lado a lado, praticamente olhando direto nos olhos.

Nada disso. A NHK, admirada pelos engenheiros brasileiros pela tecnologia, simplesmente colocou os três âncoras em cenários diferentes e juntou-os em um efeito de imagem, colando os fundos dos cenários milimetricamente como se fosse um só.

Dá para ver a diferença. Na imagem de cima, os três parecem juntos. Já na imagem abaixo, o apresentador do meio faz um gesto mais largo e o braço fica escondido, relevando o truque da colagem.

Tecnologia e criatividade.

 

Record

O Grupo ND havia anunciado, quando deu um tempo para a programação local da Record News, que estava pensando em uma nova grade. Pois, já anunciou a novidade: a partir da próxima segunda-feira, dia 5, os colunistas e apresentadores mais experientes do grupo vão integrar o Conexão ND, às dez horas da noite.

Com sinal aberto, a Rec News tem espaço para iniciativas como essa.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!