Outubro 22, 2019

Em estudo, Fenapro vê pessimismo no mercado de agências

Em estudo, Fenapro vê pessimismo no mercado de agências

Em mais uma edição da pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda, a Van Pro, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) encontrou um olhar pessimista do mercado de agências de propaganda em relação ao ano de 2019.

O estudo ouviu 173 agências de todas as regiões do país para avaliar a expectativa em relação ao terceiro trimestre do ano. Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 2 primeiras semanas de outubro deste ano e refletem a performance das agências no 3º trimestre de 2019, além das perspectivas para o quarto e último trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo.

Houve uma frustração com relação à performance no trimestre (terceiro), mas se somarmos os índices dos que preveem um quarto trimestre melhor ou igual, a somatória será até maior do que a do trimestre anterior ( 85% agora/ 83% no trimestre passado). O que mudou foi o número dos que acham que permanecerá igual no próximo trimestre (de 30% para 40%). Com relação ao ano, como um todo, houve uma queda de otimistas (de 53% para 44%), mas também de pessimistas (de 14% para 13%).

O que subiu de forma significativa foi o índice que retrata aqueles que esperam um ano igual, “andando de lado” (de 32% para 43%). As regiões Norte e Nordeste foram as que se mostraram mais otimistas, com 50% e 47%, respectivamente, dos respondentes. De qualquer maneira, com exceção do Centro-Oeste, todas as regiões apresentaram queda de otimismo no curto prazo.

A região NE mostrou-se a mais otimista, com 93% dos respondentes com a expectativa de ter o ano melhor (47%) ou igual (46%). A menos otimista foi a região Sul, mas ainda assim não prevendo um ano ruim: 83% dos sulistas preveem um ano melhor (41%) ou igual (42%). Entre os estados, Bahia e Espírito Santo estão entre os mais otimistas, com 63 e 60% respectivamente prevendo um ano melhor. De qualquer maneira, a constatação mais clara é a que já não se espera um fato que possa mudar o curso dos negócios em 2019, com a maioria se conformando com um ano morno, mas não negativo, o que não deixa de ser alentador.

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Redação Making Of

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