Setembro 14, 2020

Esporte da Globo abre espaço para SBT e Band

Esporte da Globo abre espaço para SBT e Band

O reinado absoluto da Globo no esporte está chegando ao fim. Este ano já havia marcado uma forte alteração na equipe esportiva: narradores, incluindo Galvão Bueno, mais comentaristas e repórteres passaram a ter contratos como pessoas físicas – e não mais jurídicas – com redução dos recebimentos fixos.

 

Nas últimas semas as alterações foram mais significativas, a Globo abriu mão da Fórmula 1 e da Libertadores devido ao alto valor das cotas. O resultado facilitou a volta ao mercado da Band, que vai reativar aquela imensa cobertura de domingo criada por Luciano do Valle, e a entrada do SBT, que adquiriu a Libertadores e também negocia a F1. 

 

Isso já criou uma agitação nos bastidores do mercado, com a valorização dos profissionais. Há muita gente disponível sem chance na Globo querendo dar a volta por cima em outras emissoras. Glenda Kozlowski, por exemplo, já foi contratada pela Band, que vai relançar em setembro ainda o dominical Show dos Esportes.  Já Téo José vai narrar para o SBT.

 

É certo que a Globo mantém o foco no Brasileirão A e B, o melhor do futebol brasileiro, mas com frequência há investidas de concorrentes para dividir esses direitos na TV fechada ou streaming.

 

Outras competições estão na mão de concorrentes: a ótima Liga Europeia de seleções foi vista apenas na TNT. A TNT também continua com os direitos da Liga Europa, Liga dos Campeões, e campeonato espanhol.

A Rede TV, por sua vez, também está na área tentando os direitos da Sulamericana. E há negociações em andamento para a transmissão do Francês.

Além desses, o Espanhol só poderá ser acompanhados na ESPN/Fox. O Alemão e o  italiano na Band, TV aberta e fechada.

 

Os novos ares no esporte são saudáveis em todos os sentidos, em especial para quem pode escolher uma outra visão sobre competições que com frequência entram em nossas casas.

 

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!