Maio 15, 2019

Estudantes e professores protestam contra cortes na educação

Estudantes e professores protestam contra cortes na educação
Estadão Conteúdo

Estudantes e entidades ligadas à educação realizam hoje, 15, manifestações e uma greve nacional em protesto contra os cortes de verba destinados ao ensino, anunciados pelo Governo do presidente Jair Bolsonaro. Durante o dia, praticamente todas as capitais do Brasil recebem manifestações contra o contingenciamento de verbas destinadas a universidades federais e a programas de pesquisa.

Em Florianópolis, a mobilização começou no pátio em frente ao prédio da reitoria da universidade federal. À tarde, por volta das 16h, o protesto deve ocorrer no Largo da Alfândega, no Centro da Capital.

Com o corte de 30% no orçamento de custeio destinado às universidades e institutos federais, a UFSC estima um rombo de R$ 46 milhões no orçamento da universidade. Já o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) anunciou que o bloqueio somará R$ 23,5 milhões, segundo informações do NSC Total.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado na Câmara dos Deputados para explicar os cortes orçamentários na área. Desde que assumiu o posto no começo de abril, ele congelou recursos tanto da educação básica quanto das universidades federais.

No Twitter Brasil, a hashtag #TsunamiDaEducação está entre as mais comentadas devido às manifestações.

Bolsonaro está em Dallas, no Texas, onde receberá uma homenagem e um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush. De lá ele afirmou que não gostaria de contingenciar verbas, em especial da educação, mas que o bloqueio é necessário.

"É natural, é natural. Agora... a maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil", afirmou o presidente.

Tags:
ultimas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!