Junho 04, 2019

Exposição que faz cegos 'enxergarem' chega ao Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis

Exposição que faz cegos 'enxergarem' chega ao Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis

Após a abertura de "M: Mulheres na Sociedade", no MIS, na última quinta-feira, 30, Gabriel Bonfim permanece em Florianópolis para apresentar segunda exposição inédita em Santa Catarina. Em "De Fotografia à TactographyTM", o artista brasileiro radicado na Suíça revela uma arte única que desenvolveu para transformar fotos em quadros tridimensionais e táteis capazes de serem percebidos por deficientes visuais.

A mostra, já consagrada pelo público na Europa e no Brasil, no eixo Rio-SP, terá vernissage nesta quinta-feira, 6, no Palácio Cruz e Sousa, e segue aberta para visitação até o dia 28 de julho.      

A ideia de TactographyTM surgiu quando o artista realizou uma série de retratos do tenor italiano Andrea Bocelli e da família, em Istambul, em 2014. Como Bocelli é cego, o fotógrafo não poderia mostrar as fotos. Foi então que Gabriel Bonfim e o curador suíço, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias "visíveis" para cegos e deficientes visuais.



Da arte de Bonfim junto a estudos de tecnologia e escolas para deficientes visuais na Suíça, surgiu a "TactographyTM, técnica que utiliza o método de impressão chamado estereolitografia para transformar as fotografias em peças 3D e táteis para os deficientes visuais. Ao pintá-las de branco, transformam-se em arte para os não deficientes. Por isso, a exposição tem sido chamada pelo universo artístico de "TactographyTM: Para os olhos, para os dedos".

Tags:
Serviços social
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!