Junho 21, 2019

FABULOSA FÁBRICA DA CERVEJA

FABULOSA FÁBRICA DA CERVEJA
GramBier/Divulgação

Quem vai aproveitar o feriadão na Serra Gaúcha tem a opção de muitos roteiros eno-gastronômicos. Mas opções cervejeiras também tem aflorado por lá. Gramado, por exemplo, tem duas excelentes alterativas para conhecer a história e o processo de fabricação, degustar a cerveja e ainda se divertir em família.

A opção mais lúdica é a Fabulosa Fábrica da Cerveja. O espaço é considerado o primeiro parque temático do gênero no país e foi montado anexo à cervejaria Gram (entre Gramado e Canela). Inaugurado em novembro passado, foi inspirado na história da Fantástica Fábrica de Chocolate, do britânico Roald Dahl. O tour pela fábrica é guiado por personagens (foto) que cantam, explicam a origem da bebida e – de complemento - ainda divertem a criançada. Os passeios ocorrem em horários pré-determinados, por isso é importante agendar previamente. O ingresso inteiro custa R$ 69.


Rasen/Divulgação

Outra dica é mais tecnológica. O recém-inaugurado Bier Park é um parque temático instalado em plena Rua Coberta. O espaço é uma espécie de museu que conta um pouco da história da cerveja (foto). As visitas guiadas oferecem recursos como realidade virtual e simuladores em 4 D.  Ao final do passeio o visitante pode fazer degustações de diferentes chopps da Rasen. O passaporte custa de R$ 50 a 70 reais.

_____________________

 

EUREKA


Leo Burnett/Reprodução

Cervejaria Corona, que já vinha adotando iniciativas ecológicas como a substituição de anéis de plástico por material biodegradável, deu mais um empurrão significativo no projeto Parley for the Oceans (que procura reduzir o impacto do plástico nos oceanos).

Em parceria com a agêndia Leo Burnett, criou um sistema brilhante em que as latas se encaixam umas nas outras, dispensando a necessidade de embalagens de papel ou anéis de plástico. A espécie de rosca desenhada na latinha (foto) permite agrupar até dez latas, facilitando o transporte e armazenagem da cerveja. O vídeo mostra bem o a simplicidade e o tremendo impacto dessa inovação.

A embalagem ainda não está sendo produzida comercialmente. Por enquanto está sendo testada e apresentada em eventos como o Cannes Innovation Lions 2019.

_____________________

 

PERFIL

Portal Catalisi, que costuma analisar dados do mercado cervejeiro no Brasil marcou a inauguração da milésima cervejaria artesanal brasileira – anunciada essa semana – com um infográfico que destaca a evolução do mercado nacional.

Os dados mostram, por exemplo, que em 2019 tem sido registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa), 22 cervejarias por mês. Outro dado impactante é o crescimento – mesmo em período de retração econômica: o número de empresas quadruplicou em dez anos. Os dados estão disponíveis nesse link.

_____________________

 

NA TORCIDA


Gabriel Santana/Reprodução Instagram

O bartender Gabriel Santana, do Benzina Bar, vai representar o Brasil na final mundial do World Class Competition 2019, o maior campeonato de coquetelaria. Promovido pela Diageo, o evento final ocorre em setembro na Escócia.

Ele foi eleito no começo da semana em São Paulo durante a primeira edição do Bar Convent, congresso que reuniu as principais tendências sobre mixologia. Em um dos desafios os competidores enfrentaram o “speed challenge”, onde foi preciso preparar seis coquetéis – sorteados na hora – em seis minutos.  O concurso também exigiu criatividade dos competidores que precisaram criar dois drinks autorais. Um inspirado no Brasil e outro na Escócia – país onde vai ser disputada a etapa final. 

Gabriel Santana se destacou pelo drink que teve como referência as festas juninas. Em um copo baixo ele misturou licor de pinhão e cacau feito artesanalmente com whisky Bulleit, licor de amendoim e espuma de canjica. Vai ser a segunda vez que o paulista participa do World Class. Em 2017 ele trabalhava na Suíça e foi o representante daquele país.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!