Setembro 24, 2020

Facebook amplia transparência sobre publicidade política no Brasil

Facebook amplia transparência sobre publicidade política no Brasil

O Facebook anunciou nesta semana, duas novas ferramentas no Brasil conectadas à Biblioteca de Anúncios que têm o objetivo de tornar a publicidade política e eleitoral ainda mais transparentes.

A primeira é o relatório de transparência, com informações sobre gastos na plataforma. A segunda é uma Interface de Programação de Aplicativo (API, na sigla em inglês) para criar pesquisas personalizadas.

A partir do relatório de transparência, cidadãos podem visualizar o total de anúncios sobre política e eleições criados no Brasil com um desses rótulos desde agosto de 2020 e visualizar o valor total gasto para esse tipo de publicidade.

É possível fazer buscas mais refinadas por data, região ou anunciante, além de uma lista com os maiores anunciantes no último dia ou por intervalo de 7 dias, 30 dias, 90 dias ou todas as datas.

Já na Interface de Programação de Aplicativo (API) é possível criar pesquisas personalizadas de anúncios com palavras-chave. Para ter acesso à API, é necessário confirmar identidade e localização, criar uma conta de desenvolvedor do Facebook e adicionar um novo aplicativo.

Em agosto, o Facebook anunciou novas regras que restringem a veiculação de anúncios políticos. Todas as publicidades na plataforma agora precisam ter um selo que indicam que se trata de um anúncio político.

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Redação Making Of

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