Julho 10, 2020

Fake News no Samba

Fake News no Samba
Foto Cassia Piva

Em sintonia com as produções musicais da quarentena, com "todo mundo em casa", o cantor e compositor Rodrigo Piva apresenta sua mais recente canção, "Fake News no Samba". O lançamento digital (YouTube, Vimeo, redes sociais e plataformas de streaming) será na próxima terça-feira, 14 de julho. 

Com produção e arranjo do violonista Luiz Sebastião, que também é responsável pela mixagem e edição, o clipe reúne instrumentistas de Florianópolis e Porto Alegre. A captação de áudio e vídeo foi realizada pelos próprios artistas, um conceito na maneira de trabalhar que foi fortalecido diante da necessidade de isolamento social em tempos de pandemia.

Participam da gravação os músicos Giovanni Berti e Neno Moura (percussão e bateria), Chico Camargo (cavaquinho), Rogério Piva (guitarra e bandolim), Rafael Calegari (baixo) e o próprio Luiz Sebastião (violão).

Samba e resistência - Piva idealizou o projeto e interpreta a nova canção, escrita poucos dias após o falecimento de Aldir Blanc, em decorrência do Covid-19. Levemente inspirada no estilo irreverente do letrista carioca, a ideia surgiu de uma postagem no Facebook em que o percussionista Neno Moura mencionava a existência, no meio musical, da estranha figura do "sambista bolsonarista".

 

Não dá!

A rima e a sonoridade da denominação chamaram a atenção de Rodrigo e serviram de mote para o samba, que faz uma crítica sutil ao bolsonarismo encampado por alguns artistas brasileiros. Incoerência que, para o autor, se resume no refrão: "Sambista bolsonarista, não dá!".

"Não dá porque o samba nasceu na Bahia.... não dá porque o samba só quer liberdade... o samba é negro no claro do dia, nem racismo nem mentira podem no samba entrar!", diz a segunda parte da música. Na opinião de Rodrigo, "é evidente a incompatibilidade entre a ideologia bolsonarista e a história do samba, marcada pela resistência de seus compositores e intérpretes, e também pelo viés libertário oriundo de sua matriz negra, a Mãe África". E de samba ele entende, já que é neto de um dos maiores sambistas gaúchos de todos os tempos: Túlio Piva.

*****

 

Celebração no Campeche

Hoje os parabéns vão para a talentosíssima arquiteta Betina Chede, que colhe mais uma rosa no jardim da existência. Feliz aniversário, querida!

*****

 

Dia da Saúde Ocular

Dos cerca de 39 milhões de casos de cegueira no mundo (e mais de 580 mil apenas no Brasil), segundo dados da OMS, em torno de 80% poderiam ser evitados se houvesse um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Este é o recado que médicos oftalmologistas reforçam neste Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado na sexta, 10 de julho.

Em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Oftalmologia disponibilizou gratuitamente em seu site  uma cartilha informativa na qual aborda formas de precaução e diagnóstico e orienta sobre a importância de consultar profissionais médicos. A cartilha está disponível neste link: https://bit.ly/2Z6ie8H

*****

 

Drive thru em Jurerê

Para oferecer maior conforto e segurança para os seus clientes, o Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, acaba de lançar o serviço de drive thru. Os clientes contam agora com uma área específica para estacionarem seus veículos e pegarem os pedidos, que podem ser feitos por telefone ou pelas redes sociais das lojas participantes (confira em @jurereopenshoppingji)

O local, que está bem sinalizado e em ótima localização, fica na Travessa das Tartarugas, entre a Quadra Búzios e Quadra Tartarugas. Lojas dos mais variados setores e também operações de gastronomia participam da ação.

A criação do drive thru é uma das várias medidas adotadas pelo empreendimento para evitar a disseminação do novo Coronavírus. Outras providências tomadas foram: disponibilização de álcool gel, obrigatoriedade de uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas, higienização constante e reforçada nas áreas de uso comum como banheiros, entre outras.

De acordo com a legislação vigente, o shopping também alterou o horário de funcionamento, fechou os playgrounds e reduziu os mobiliários comuns para evitar aglomerações.

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!