Outubro 03, 2019

Festas de Outubro celebram cultura dos imigrantes em Santa Catarina

Festas de Outubro celebram cultura dos imigrantes em Santa Catarina
Oktoberfest em Blumenau - Foto: Makito / Arquivo / Santur

Em Santa Catarina, outubro é o mês das festas típicas que mantém vivas as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias que formaram a cultura do povo catarinense. 

O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reúne neste ano 10 festejos culturais consolidados, em diferentes regiões turísticas. A maior de todas, a Oktoberfest, de Blumenau, no Vale Europeu, começa no dia 9 de outubro e vai até o dia 27.

A celebração da cultura alemã teve início com o propósito de animar os moradores locais, abalados por duas grandes enchentes, em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa estava consolidada e, a partir de 1987, ganhou fama nacional, passando a receber turistas dos quatro cantos do Brasil. 

Além da Oktober de Blumenau, também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina, com início no dia 5. Entre outras festividades que integram o mês estão: a Fenarreco, em Brusque, e a Festa do Imigrante, em Timbó. 

Na região Costa Verde & Mar é realizada a Marejada, em Itajaí. Joinville realiza a sua Bierville. Enquanto que, no Vale dos Imigrantes, Meio-Oeste, ocorre  a Tirolerfest, em Treze Tílias. Cunha Porã é sede da Kerbfest. Na região dos Encantos do Sul, festeja-se a Heimatfest, em Forquilhinha e a Festa do Produto Colonial, em São Martinho. 

Os festejos atraem públicos de diferentes gerações reunindo toda a família. Confira abaixo a programação:

Tags:
entretenimento shows eventos festas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!