Maio 27, 2019

Fiat propõe à Renault fusão que pode criar 3ª maior montadora

Fiat propõe à Renault fusão que pode criar 3ª maior montadora

A montadora ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) apresentou hoje, 27, uma proposta de fusão com a francesa Renault que pode criar a terceira maior montadora do mundo. As informações são da FolhaPress.

Cada metade do novo grupo seria detida pelas respectivas empresas. As ações seriam cotadas em Nova York (Estados Unidos) e em Milão (Itália).

A Renault afirmou que está estudando a proposta com interesse e que considera a oferta como amigável. As ações de ambas as empresas saltaram mais de 10%.

Caso o acordo se concretize, a Renault poderia contribuir com tecnologia para o desenvolvimento de motores elétricos, enquanto a Fiat Chrysler entraria com a forte presença no mercado norte-americano, além do portfólio de veículos 4x4 e picapes.

De acordo com a Fiat, a fusão resultaria em vendas anuais de 8,7 milhões de veículos e "uma forte presença em regiões e segmentos importantes", gerando 5 bilhões de euros (aproximadamente R$ 22 bilhões) em economia anual. 

 

No Brasil, a fusão reforçará posição de liderança de vendas do grupo FCA, à frente de General Motors e Volkswagen. De janeiro a abril, as vendas de carros e comerciais leves da FCA somaram 148,4 mil unidades, ante 144,4 mil da GM e 116 mil do grupo alemão, segundo dados da Fenabrave (associação de concessionários). Já a Renault, quarta maior marca do mercado brasileiro, adicionaria na conta da FCA mais 70,5 mil unidades vendidas no primeiro quadrimestre do ano.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!